Prefeita Carmen Zanotto acompanha os trabalhos do Banco de Alimentos e Cozinha Comunitária

0
Os serviços são essenciais para atender a população em vulnerabilidade nutricional e incluem a distribuição de cerca de 250 marmitas diárias para famílias cadastradas. 

Por Silviane Brum da PML
22/01/2025 — 19h20

Fotos: Diogo Schimitz / PML

A prefeita Carmen Zanotto esteve na Cozinha Comunitária e Banco de Alimentos da Secretaria de Assistência Social, nesta quarta-feira (22), para acompanhar o desenvolvimento dos serviços prestados diariamente à população. 

A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional é a responsável pela garantia do acesso à alimentação adequada e saudável. Os serviços incluem a distribuição de cerca de 250 marmitas diárias para famílias cadastradas e mais 60 para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Este é um trabalho de extrema importância para a nossa cidade e devemos garantir este direito às famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, afirma a prefeita Carmen.

Sobre o Banco de Alimentos 


Busca a diminuição do desperdício de alimentos na cadeia produtiva e redução da fome, fazendo assim uma ponte entre o excedente da produção rural e a mesa de quem precisa. Todos os alimentos recebidos são entregues para os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica (CRAS), Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS e Centro Pop), Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Acolhimento Pop e SAICAS), e Segurança Alimentar e Nutricional (Cozinha Comunitária), totalizando 17 equipamentos. Realiza entrega para as Organizações da Sociedade Civil e para 52 Associações de Moradores.

Junto ao Banco de Alimentos funciona também uma padaria, equipamento inserido na Segurança Alimentar que produz pães e lanches para os Serviços da Secretaria de Assistência Social e organizações da sociedade civil, com uma produção mensal de cerca de 10 mil pães.

Cozinha Comunitária


É destinada ao preparo de refeições saudáveis e variadas, que são distribuídas gratuitamente à população em situação de vulnerabilidade social, garantindo a esse público o direito humano à alimentação adequada.

Com a oferta de cerca de 250 refeições diárias entre almoço e sopa, a Cozinha Comunitária atende prioritariamente pessoas em situação de insegurança alimentar. A cozinha faz também a produção diária de 60 a 90 marmitas que são destinadas aos beneficiários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na rua São Joaquim. 




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)