Luto: Gildinho, fundador do grupo "Os Monarcas", morre aos 82 anos

0
Artista morreu às 17h15 deste sábado (11). Ele lutava contra o câncer havia 20 anos. Velório deve acontecer neste domingo, no CTG Sentinela da Querência, em Erechim. 

11/01/2025 — 19h21

Foto: Divulgação / Os Monarcas

Morreu neste sábado (11), vítima de câncer, o músico e fundador do grupo "Os Monarcas", Nésio Alves Corrêa, carinhosamente chamado de Gildinho, aos 82 anos, e a uma semana de seu aniversário. Ele lutava contra a doença havia 20 anos. O velório está marcado para este domingo (12), no CTG Sentinela da Querência, em Erechim, no Noroeste gaúcho. 


Mesmo com a doença que ia e voltava, seguiu nos palcos com a banda que fundara em 1972. No dia 20 de novembro, foi internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, com sangramentos e dores ósseas. Durante a internação, a equipe médica descobriu um tumor na próstata. 

Junto ao grupo que fundou em 1972, foram gravados 50 discos, recebendo dez de ouro, tendo sido premiado nacionalmente, com o extinto "Prêmio Sharp" e quatro vezes com o Prêmio Açorianos. Gildinho também foi patrono da Semana Farroupilha, recebeu o Troféu Guri, do Grupo RBS e a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Em entrevista ao portal g1 RS, a filha de Gildinho lamentou a morte do pai, mas enalteceu a bravura contra a doença. "Ele já não conseguia se expressar, mas fazia um esforço para cantar, o tempo todo. Ele fazia movimentos com as mãos como se estivesse com a gaita e olhava pra gente. Foi algo que me marcou muito. Foi um guerreiro, enfrentou tudo com bravura", diz. 

Trajetória 

Nascido em Soledade, também na região Noroeste do Rio Grande do Sul, em 1942, Gildinho se mudou para Erechim em 1961, em busca de se tornar músico profissional. Iniciou a carreira tocando nos programas de auditório em rádios de Erechim como o "Amanhecer no Rio Grande", da Rádio Difusão e, mais tarde, o "Assim Canta o Rio Grande", pela rádio Erechim. Foi no rádio, devido ao seu favoritismo pelas músicas de Gildo de Freitas, que recebeu o nome artístico de Gildinho. Com a audiência dos programas, começou a animar pequenos bailes na região. 

Em 1967 formou com o irmão caçula a dupla Gildinho e Chiquito e, em 1972, os dois fundaram o grupo "Os Monarcas'. 




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)