Veja em fotos o resgate histórico do trecho entre as ruas Padre Jacobs e John Kennedy.
Por Sérgio Antonello da Prefeitura de Blumenau
24/01/2025 — 19h23
As oito lojas destruídas pelo fogo na tarde de quinta-feira, dia 23 de janeiro, faziam parte de uma área conhecida como “coração comercial da Rua 15 de Novembro”. O conjunto de prédios em estilo enxaimel, entre as ruas Padre Jacobs e John Kennedy, começou a se formar na configuração atual por volta de 1930, com pequenos comércios de roupas, secos e molhados e açougue. “Antes disso não havia nada ali, apenas barranco”, diz a historiadora Ana Maria Ludwig Moraes, autora do livro “O Desfile do Tempo: Rua XV de Novembro”.
Algumas imagens antigas da área podem ser encontradas no arquivo histórico. Em uma das fotografias da década de 1910, é possível ver a Igreja Católica, o Colégio Santo Antônio e o então morro em frente às construções. Em outro registro, do início da década de 1920, aparece a torre da igreja ainda sem o relógio, que foi instalado em 1926, e o prédio onde hoje é o Castelinho da Havan.
Nos registros da década de 1940, o ambiente já está urbanizado e com novos espaços comerciais. Na década de 1950, a rua começa a contar com um comércio mais diversificado. Nos anos 1970, imagens do arquivo histórico destacam a força da economia local, consolidando a Rua 15 como centro comercial da cidade.
Cartão-postal
No ano 2000, pela comemoração dos 150 anos de Blumenau, a Rua 15 de Novembro passou por uma reurbanização que transformou vários prédios ao estilo enxaimel. “A Secretaria de Cultura lamenta profundamente a destruição desse importante espaço que sempre embelezou o coração da cidade e fortaleceu o comércio e a economia local. O conjunto de obras no miolo da Rua 15 de Novembro é parte da nossa identidade”, diz o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann. “Nos solidarizamos com os lojistas e temos a certeza de que, unidos, os blumenauenses darão as mãos para a reconstrução, mostrando, mais uma vez, a força da nossa comunidade”.
Saiba mais
Outros incêndios na Rua 15 de Novembro
1958: Prefeitura Antiga - Incêndio de grandes proporções que atingiu também o arquivo histórico e a biblioteca jurídica. Após o sinistro, o prédio foi restaurado e hoje é a Secretaria Municipal de Cultura.
1986: Casa Caça e Pesca - Incêndio deixou a lembrança assustadora do barulho das munições explodindo e dos projéteis voando para o outro lado do Rio Itajaí-Açu.
1996: Edifício Catarinense - a loja térrea e mais quatro andares sofreram com o incêndio de grandes proporções.