Chuvas no RS: mais de 4 mil pessoas estão em abrigos do município de Novo Hamburgo

0
Nível do Rio dos Sinos está em 9,23 metros, aponta o balanço divulgado pela Defesa Civil do município. 

05/05/2024 — 14h28

FOTO: LÚ FREITAS / PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO

A Prefeitura de Novo Hamburgo divulgou neste domingo (05), mais um balanço em relação às chuvas que atingem a cidade assim como todo o Rio Grande do Sul, e aponta que atualmente, são mais de 4 mil desabrigados na cidade localizada na bacia do Rio dos Sinos e fica localizado na região metropolitana de Porto Alegre. 


Segundo o boletim divulgado às 12h, o município está acolhendo cerca de 4 mil pessoas atingidas pelas cheia do Rio dos Sinos em abrigos coordenados pelo Executivo Municipal. Além deste total, há pessoas desabrigadas em igrejas e outras instituições, que são responsáveis pela administração destes pontos. 

Na medição realizada na manhã deste domingo (5), o nível do Rio dos Sinos estava em 9,23 metros, depois de ter atingido o pico histórico na madrugada da última sexta-feira (3), quando chegou próximo dos 10 metros. 

A Defesa Civil de Novo Hamburgo e os Bombeiros continuam com as equipes mobilizadas nas ruas da cidade. Os telefones de plantão são (51) 99707-9954; 98058-9979, 98013-9178, 99920-8131, 99467-6568 e em caso de emergência ligue para 193 do Corpo de Bombeiros. 

Doações 

A Central de Doações na Fenac precisa principalmente de leite e alimentos não-perecíveis como arroz, feijão e massa. Além disso, são necessárias doações de colchões, lençóis e fronhas. A entrada é pela Rua Araxá, 505, no bairro Ideal, das 9h às 19h. 

Aos voluntários, a orientação é que não venham de carro para a Fenac, pois o local apresenta grande fluxo de veículos nas vias do entorno, já que felizmente a solidariedade hamburguense está grande e o volume crescente de doações. A orientação é que o deslocamento seja realizado por meio de transporte por aplicativo e/ou carona.

As aulas na rede municipal de Novo Hamburgo segue suspensa por tempo indeterminado até que seja possível a retomada das atividades nas escolas. 

Já a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo mantém a suspensão temporária da captação de água no Município. Não há previsão para a retomada na captação.  

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)