Vítima tinha 58 anos e havia sido abandonado no local após uma briga. O suspeito de ser autor do crime estava com o veículo da vítima encontrado durante patrulhamento neste sábado (6).
07/04/2024 — 14h37
![]() |
Equipes dos Bombeiros e da Polícia Científica que atuaram durante a manhã deste domingo nesta ocorrência. (FOTOS: CBMSC/DIVULGAÇÃO) |
Foi identificado como sendo de João Luiz Marciano, de 58 anos, o corpo encontrado na madrugada deste domingo (7) em um penhasco de aproximadamente 50 metros de altura no bairro Vista Alegre, em Lages, na Serra Catarinense. Ele era assistente social lotado na secretaria de Assistência Social de Capão Alto, município vizinho a Lages.
Segundo o 5º BBM, as guarnições foram acionadas, por volta das 02h deste domingo para atendimento a ocorrência de busca e resgate de um óbito em apoio a uma operação desencadeada pela Polícia Militar que investigava o desaparecimento do mesmo, ocorrido há alguns dias.
No local, ainda de madrugada, a guarnição fez o dimensionamento da cena pois se tratava se um resgate em uma altura de cerca de 50 metros, onde possivelmente estaria o corpo da vítima, ainda naquele momento não identificado.
Após a montagem de um sistema de ancoragem e sistema de redução de força, um dos militares desceu até o corpo da vítima, mas chegando no local, percebeu-se que não havia meios para a ascensão, uma vez que se tratava de mais de um paredão de pedras (penhasco), inviabilizando o içamento e ainda com o período noturno o que dificultaria ainda mais.
![]() |
Militares atuaram durante a madrugada e durante a manhã deste domingo no resgate do corpo de um masculino em Lages. (FOTO: CBMSC/DIVULGAÇÃO) |
As guarnições retornaram ao quartel e após o amanhecer se deslocaram até o local já com equipamentos para busca e resgate de altura e terrestre, sendo realizado com o auxílio de um GPS para marcar o ponto onde se localizava o corpo, sendo realizado uma rota por terreno de estrada, trilha e mata fechada cerca de dois quilômetros de caminhada até o local exato, para realizar o resgate do cadáver, que tão logo foi posto em uma maca rígida envelope e retornado em meio à mata onde estaria à viatura que levou às margens da BR-282 para ser entregue ao IGP que realizou os procedimentos cabíveis.
Toda a operação na parte diurna teve início pela manhã, por volta das 09h e durou até, por volta das 13h. Ao longo dos trabalhos, houve atoleiros com as viaturas devido ao local de difícil acesso e complicado ainda mais por conta da chuva que cai na região desde as primeiras horas do dia.
Entenda o caso
O corpo de João foi encontrado neste domingo, após ficar dias desaparecido. Uma pessoa foi presa pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.
A Polícia Militar já trabalhava na investigação após receber a informação de que a vítima havia sumido há alguns dias junto com o carro. Durante patrulhamento, o veículo foi encontrado no bairro Cidade Alta, vizinho ao Vista Alegre - onde o corpo foi encontrado - e, dentro dele, estavam três pessoas, sendo que um dos homens admitiu conhecer o proprietário do automóvel.
O homem também contou aos policiais que uma discussão com a vítima evoluiu para uma vias de fato e que a vítima acabou ficando desacordado. Com isso, a colocou no carro e a deixou, ainda com vida, em um penhasco no bairro Vista Alegre.