O prefeito Antonio Ceron (PSD) reuniu na manhã desta segunda-feira (9) todos os secretários municipais para tratar sobre as demandas da comunidade atingida.
09/10/2023 — 12h42
O prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD) assinou na manhã desta segunda-feira (9), o decreto de calamidade e emergência pública na cidade, por conta dos estragos provocados pelas chuvas que atingem o Estado desde a última terça-feira (3) e que provocou alagamentos em diversos pontos de Lages devido às cheias dos rios Carahá, Ponte Grande e Passo Fundo.
Com o decreto reconhecido pelos governos estadual e federal, a captação de recursos a fim de restabelecer a normalidade no município se torna mais ágil, possibilitando a compra e também a realização de obras emergenciais, com dispensa de licitação, além de garantir formalização para o recebimento de recursos federais.
Também na manhã desta segunda-feira, o prefeito se reuniu com todos os secretários municipais, para obter o máximo de informações possíveis sobre a real situação de Lages e firmar uma união de esforços de todos da administração para resolver os problemas e ajudas as pessoas mais atingidas neste momento.
Chuva dá uma trégua após mais de 100mm no fim de semana
A segunda-feira (9) está sendo de tempo firme em Lages, o que tem ajudado às famílias atingidas a trabalhar na limpeza nos lugares onde a água já baixou, ou no trabalho de retirada dos itens de suas casas atingidas pelas águas.
Ao longo do fim de semana, o acumulado de chuva em Lages chegou a 104mm, o que acabou provocando que o rio Carahá atingisse a cota de inundação passando dos 6 metros o seu nível e alagar casas localizadas nos bairros Caça e Tiro e da Habitação. O nível dos rios Ponte Grande e Passo Fundo também ficaram elevados e provocaram alagamentos em alguns bairros como Sagrado Coração de Jesus, Ponte Grande, Guarujá, Gethal, São Sebastião, Ferrovia e Várzea, por exemplo.
Com algumas casas atingidas pelas águas, com 44 pessoas acabaram ficando desalojadas precisando ficar em abrigos montados pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência Social. São eles montados na Sede do Pinheirinho, no bairro Passo Fundo, onde estão 12 pessoas, e outro na Associação de Moradores do bairro Caça e Tiro onde estão outras 32 pessoas, inclusive um bebê prematuro.
Há ainda um novo abrigo que foi ativado neste domingo (8) montado no ginásio Jones Minosso, no bairro Universitário, que ainda não está ocupado. O local conta com aproximadamente 100 colchões e demais mantimentos necessários.
Doações
A Secretaria de Assistência Social está recebendo donativos na Praça do CEU que fica localizada no Complexo do Ginásio Jones Minosso, no bairro Universitário, assim como também na sede da Defesa Civil localizada no segundo andar da Rodoviária Dom Honorato Piazera, também no Universitário.
Poder doado itens de vestuário, como roupas e calçados em bom estado, além de cobertores, lençóis, travesseiros, colchões e outros, materiais de limpeza e higiene, e ainda alimentos não perecíveis.
Mais informações pode ser obtida pelos seguintes telefones:
- Secretaria de Assistência Social: (49) 3019-7460
- Pracinha da Cultura (Praça do CEU): (49) 3019-7440
- Defesa Civil (emergências e urgências): 199 ou (49) 98406-4037