A ideia é desafogar o trânsito no trecho urbano da BR-282, que em horários de pico chega a formar congestionamentos a partir do viaduto sobre a linha férrea no sentido ao shopping.
10/08/2023 — 12h57
![]() |
Trevo de acesso ao Lages Shopping Center e aos bairros Guarujá e Vila Mariza. (Foto: Reprodução / Google Maps) |
Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD), o vice Juliano Polese (Progressistas), o engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT/Lages), Ênio Spieker, assim como os secretários municipais de Planejamento e Mobilidade Urbana, Gabriel Córdova, e de Obras, João Alberto Duarte, se reuniram para tratar sobre melhorias no acesso ao Lages Shopping Center, na zona Norte de Lages, e na altura da rótula da BR-282 com a avenida das Torres, região que dá acesso aos bairros Vila Mariza e Guarujá.
A reunião tratou de melhorias com o intuito de desafogar o trânsito da BR-282 naquela região, que em horários de pico chega a formar congestionamentos a partir do viaduto sobre a linha férrea no sentido ao shopping. "Uma preocupação é que, além dos loteamentos já existentes, esta parte da cidade tem grande tendência de crescimento, pois quase mil lotes já estão em processo de aprovação, com dois loteamentos que estão para ser implantados próximos à rodovia, além de outros condomínios. Por isso precisamos nos antecipar e resolver a questão do trânsito", destaca o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Gabriel Córdova.
Uma parceria foi firmada, entre a Prefeitura de Lages e o DNIT, para a elaboração de um projeto que contemple obras de infraestrutura na região. "O DNIT garante os recursos e execução, mas não temos como fazer o projeto, por isso buscamos o auxílio da prefeitura nesta questão. Assim que o projeto estiver pronto, será colocado em licitação", afirma Ênio Spiecker, do DNIT.
As secretarias de Planejamento e Mobilidade e a de Obras já receberam o aval do prefeito Antonio Ceron para que estas busquem uma empresa que elabore o projeto, que será custeado pelo Município, e que retornará aos cofres públicos com a execução da obra por conta do Imposto Sobre Serviço (ISS) que a empresa que executará precisará recolher.
Elevado, extensão da duplicação e implantação de novas marginais
Neste projeto que será custeado pela Prefeitura de Lages, a obra contemplará o prolongamento da duplicação da BR-282, que atualmente compreende o trecho entre a avenida Duque de Caxias até o viaduto da linha férrea. O novo trecho contemplaria do viaduto da linha férrea até o Aeroporto Federal de Lages, passando em frente ao Lages Shopping Center.
Além disso, o projeto contemplará também a construção de um elevado na altura da Avenida das Torres, onde atualmente há uma rótula, com isso, o tráfego local passaria por baixo da BR-282, na mesma forma que os existentes nas avenidas Duque de Caxias e na futura Ponte Grande.
Outro assunto abordado foi a construção de marginais. Inicialmente, o DNIT tinha previsão de incluir uma alça de via marginal a partir do aeroporto até o acesso ao loteamento Verdes Campos, inclusive com uma rotatória naquele local, mas por sugestão do vice-prefeito, Juliano Polese, o projeto a ser elaborado contemplará via marginal nos dois lados da rodovia naquele trecho.
As obras devem compreender um trecho de 2,1 km e a estimativa é de que elas custem mais de R$ 30 milhões.
O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão.