Morre a atriz Aracy Balabanian aos 83 anos

0
Conhecida por personagens icônicos, como Cassandra, do sitcom "Sai de Baixo", sucesso do final dos anos 90 e início dos anos 2000. 

07/08/2023 — 13h05

Fotos: Nelson Di Rago, João Miguel Júnior, Márcio de Souza, Estevam Avellar / Globo

Morreu nesta segunda-feira (7), em um hospital do Rio de Janeiro, aos 83 anos, vítima de complicações provocadas por um câncer, a atriz Aracy Balabanian, conhecida por personagens icônicos da TV brasileira, tais como Cassandra do sitcom 'Sai de Baixo' (1996-2002) e também da matriarca Dona Armênia, de 'Rainha da Sucata' (1990), papel que ela repetiria em 'Deus nos Acuda', novela de 1992, ambas na TV Globo. 

A TV Globo, emissora em qual passou grande parte de sua longeva carreira de mais de 60 anos, terá uma programação especial nesta semana em homenagem à atriz, iniciando com a exibição de "Sai de Baixo - O Filme" (Globo Filmes) na 'Sessão da Tarde' desta segunda-feira (7). As homenagens ocorrerão durante o show do 'Criança Esperança' na noite desta segunda, logo após a novela 'Terra e Paixão', e o 'Conversa com Bial' reexibe a entrevista feita com a atriz.

Trajetória 

Filha caçula de sete filhos de um casal armênio, nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, aos 18 anos fez vestibular e passou para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para Ciências Sociais, na USP — este por desejo do pai. Foi aprovada em ambas, mas no terceiro ano de curso decidiu apostar definitivamente no sonho de ser atriz e passou a se dedicar de forma exclusiva ao teatro. No início da década de 50 do século passado, quando uma adolescente dizia para a família que queria ser atriz era, muitas vezes, recriminada. Mas a paixão pela arte falou mais alto. Com pouco mais de 60 anos de carreira, Aracy deixa uma biografia de peso para a arte brasileira. No total, foram 28 novelas, e diversas minisséries, seriados e especiais na Globo. A estreia foi em 1972, em 'O Primeiro Amor'. No ano seguinte, Gabriela, do infantil 'Vila Sésamo', foi a personagem que a fez despontar na carreira.  


Aracy Balabanian não tinha filhos, mas o papel de matriarca foi um de seus personagens inesquecíveis. O trio Geraldo, Gerson e Gino deu tanto trabalho para Dona Armênia em 'Rainha da Sucata', em 1990, que eles voltaram dois anos depois em outra novela, 'Deus nos Acuda'. O bordão "Na Chon" imortalizou a personagem, que era homenagem às origens da atriz e acabou sendo uma das mais carismáticas de sua carreira. 

Em popularidade, a socialite decadente do Vale do Arouche, Cassandra, do sitcom 'Sai de Baixo' (1996-2002), foi outro marco na carreira de Aracy. Por seis anos, os domingos só acabavam depois do programa. Ali, estavam misturadas as duas paixões da atriz: o teatro e a TV. A gravação ocorria diante de uma plateia, com direito a improvisos e as memoráveis risadas da atriz, que muitas vezes não conseguia se controlar com as piadas dos companheiros de cena, como Luis Gustavo (1934-2021), Miguel Falabella, Tom Cavalcante, Marcia Cabrita (1964-2017), Claudia Jimenez (1958-2022) e Marisa Orth. Seu último trabalho na emissora foi em 2019, no especial de fim de ano 'Juntos a Magia Acontece', quando interpretou Dona Rosa.

Além da TV Globo, Aracy passou por outras emissoras como a RecordTV, onde fez sua estreia na TV em 1964 em "Marcados pelo Amor", na sequência foi para a TV Tupi (1950-1980) onde foi protagonista das principais obras da emissora como 'Antônio Maria', 'Nino, o Italianinho' e 'A Fábrica'. 






O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)