CPI ouve mais três testemunhas nas oitivas desta terça

0
Foram ouvidos o engenheiro ambiental Gean Scos, o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Jean Felipe, e o diretor de iluminação pública, Fábio Pelim. 

Por Alex Branco da Câmara Lages
11/04/2023 — 22h56

Fotos: Bruno Heiderscheidt / Câmara Lages

Dando sequência aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga contratos da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento de Lages (Semasa) com empresas terceirizados, foram realizadas novas oitivas de testemunhas nesta terça-feira (11). 

O primeiro depoente foi o engenheiro ambiental Gean Scos, que prestou serviço de fiscalização no aterro sanitário de Lages por aproximadamente seis anos. O relator Jair Junior (Podemos) conduziu a inquisição com foco nas operações que eram executadas no local.

Gean Scos. (Foto: Bruno Heiderscheidt / Câmara Lages)

Gean informou a periodicidade das visitas e avaliou questões relacionadas à vida útil do aterro. “Nossas vistorias eram mensais, sem dia e horário específico. Fazíamos análises técnicos das operações, drenagem e fundação. Quanto a durabilidade do aterro, acredito que seja necessário um levantamento dentro dos critérios técnicos, entretanto, considero que a vida útil está comprometida”, disse ele.

A segunda oitiva foi com o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages, Jean Felipe Souza. A abordagem da relatoria foi em relação aos contratos do serviço de iluminação pública com a empresa Serrana Engenharia LTDA.

Segundo Jean Felipe, o controle da prestação do serviço deve estar na mão da Prefeitura, não o contrário. “Desde o dia 27 de fevereiro, a minha recomendação aos servidores foi de fiscalizar e conferir os pontos onde foram executados serviços. Estamos trabalhando para termos uma central de atendimento ao cidadão para que as determinações sejam da secretaria para a empresa”, explicou.

Jean Felipe. (Foto: Bruno Heiderscheidt / Câmara Lages)

Fábio Pelim, diretor de iluminação pública da Secretaria de Meio Ambiente, foi o terceiro a depor. Questionado sobre a sua atuação no setor, ele descreveu suas atribuições no sentido de fiscalização e conferência dos serviços executados. “Eu sempre confiro o material que é substituído. O relatório da empresa deve ser condizente com o material inservível que vai para descarte. Eu tenho a relação de todos os trabalhos feitos”, apontou. 

Fábio Pelim. (Foto: Bruno Heiderscheidt / Câmara Lages)

Outra oitiva seria com Keller Schulze Bacci, entretanto, a testemunha justificou sua ausência por meio de seus advogados. No teor do documento, é declarado que Keller é investigada na Operação Mensageiro e reiterado o direito dela de ficar em silêncio perante a CPI. O parecer da comissão foi pelo indeferimento e através da assessoria jurídica ela será comunicada da convocação de forma coercitiva.

Na próxima terça-feira (18), a partir das 15h, serão realizadas novas oitivas, porém, as testemunhas ainda não foram intimadas.

Assista as oitivas completas:

Oitiva Gean Scoos
Oitiva Fabio Pelin


O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)