Por @diversaonline_
30/12/2022 — 18h32
![]() |
Comitiva presidencial com Bolsonaro deixou Brasília na tarde desta sexta-feira (30) rumo aos EUA. (Foto: FAB / Divulgação) |
O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou no início da tarde desta sexta-feira (30) rumo aos Estados Unidos. O avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília, por volta das 14h, e segundo interlocutores próximos a Bolsonaro, o destino a Orlando na Flórida.
Horas antes, Bolsonaro fez uma live por meio de suas redes sociais, com um último pronunciamento enquanto presidente da República. Emocionado, ele chorou ao afirmar que o Brasil "não vai acabar em 1º de janeiro" e que a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não será "o fim do mundo".
Uma publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, autorizou a ida de cinco assessores do presidente aos Estados Unidos. A permissão vale pelo período de 1º a 30 de janeiro de 2023, quando Bolsonaro não será mais o chefe do Executivo.
Com a saída de Bolsonaro, Hamilton Mourão (Republicanos) assumiu o cargo de Presidente em Exercício, mas não ficou definido se ele irá participar da cerimônia de posse e com isso passar a faixa presidencial ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Para pessoas próximas, Mourão disse que não cabe a ele a passagem, e sim a Bolsonaro.
A equipe responsável pelo cerimonial de posse ainda não definiu com irá proceder caso Bolsonaro ou no caso o Mourão não participem do ato. Há a possibilidade de o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD) faça o ato de passagem da faixa, ou ainda, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas).
A posse ocorre no próximo domingo, 1º, a partir das 14h, em Brasília.