Decisão se deu devido as tensões entre o país e os EUA por conta da Guerra na Ucrânia.
Do ld+
27/09/2022 — 12h59
![]() |
'Unclenching the Fists' era o filme selecionado pelo comitê russo para participar da cerimônia do Oscar 2023, mas não foi indicado por decisão da própria Rússia. (Foto: Divulgação) |
A Guerra da Ucrânia segue influenciando na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, mas também afeta outros setores, dentre eles, o da cultura, e uma importante decisão afetará pessoas que trabalham no ramo de produção de filmes na Rússia, pois segundo o The Hollywood Reporter, o país comandado por Vladimir Putin, não irá submeter um longa-metragem à disputa na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2023.
O filme selecionado pelo comitê russo tinha sido "Unclenching the Fists", de Kira Kovalenko, porém não conseguiu ser indicado devido ao boicote. A Rússia tem um bom histórico com o Oscar, tendo conquistado uma estatueta na cerimônia de 1995, quando "O Sol Enganador", de Nikita Mikhalkov, ganhou na categoria que à época se chamava de melhor filme estrangeiro.
O país teve outras indicações ao longo dos anos, sendo em 1997 com "Prisioneiro das Montanhas", "O Ladrão" em 1998, "12", em 2008, "Leviatã" de 2015 e a última indicação ocorreu com "Sem Amor", de 2018.
Os indicados serão conhecidos no dia 24 de janeiro e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de março.