Tia Bira, tinha 87 anos, e seu corpo está sendo velado na Capela Anjo da Guarda, no bairro Triângulo, na região central de Lages.
Do ld*
26/01/2022 - 19h48
Tia Bira a supermãe lageana. (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação) |
O corpo de Tia Bira está sendo velado desde às 15h na Capela Anjo da Guarda, no bairro Triângulo, na região central de Lages.
Trajetória
Filha de mãe solteira, com 18 anos, Alzira deixou a diversão de lado e passou a ajudar a criar cinco crianças adotadas por sua mãe. Com a morte de sua mãe, Tia Bira, aos 26 anos, assumiu a responsabilidade por essa criação e também de sua irmã biológica mais nova. Para manter as crianças, que a cada vez chegavam mais até atingir a marca de 53 acolhidas ao mesmo tempo, ela contava com doações financeiras, de alimentos, roupas e calçados, mesmo que escassas na maior parte do tempo. Ao longo dos anos, campanhas beneficentes auxiliaram a causa e mais pessoas ajudaram, inclusive professores na educação das crianças.
O Lar de Amparo Tia Bira, como era conhecido, passou por diversos bairros até a mudança definitiva logo no início da década de 1970, quando fixou-se na rua Dom Joaquim do Arco Verde, no bairro Centenário, na zona Sul de Lages. Em frente a sua casa, fica localizada a creche municipal que leva o seu nome, administrada pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Educação.
A Câmara dos Vereadores de Lages emitiu nota de pesar e destacou a importância de Tia Bira para a sociedade lageana, especialmente para essas mais de centena de crianças que passaram por seus cuidados, entre eles, está o vigilante da Câmara há 20 anos, Rafael da Silva, o Bugre, que foi o único dos filhos adotivos registrados por Tia Bira, por ser de naturalidade estrangeira, o que caso não fosse registrado, seria obrigado a voltar ao seu país de origem.
"Ela deu para nós todo o carinho para formar o homem que sou hoje, de tudo que eu tenho, minha família, a educação, um cara responsável e trabalhador. Este foi o descanso dela e só tenho a agradecer, por mim e todos os meus irmãos", destaca Rafael, que viveu por 21 anos na casa da Tia Bira até casar e constituir família.
Ao longo de suas quase nove décadas de vida, Tia Bira recebeu diversas homenagens, como o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Lages em 1989, e o Diploma Mulher 89, no mesmo ano, da entidade Lar das Meninas em conjunto com o Clube 14 de Junho.