Programa Lages Melhor: o coral de 150 vozes no bairro Penha


Com um ano de atividade, o grupo deste núcleo já realizou diversas apresentações pela cidade, entre elas a responsabilidade para cantar para o público do Natal Felicidade 2018.

Por FABRÍCIO FURTADO da FCL,
em Lages/SC 

📷 Fabrício Furtado / FCL
O dedo em riste da instrutora Heloíza Helena não é apenas para chamar a atenção das 50 crianças que se preparam para cantar em mais um ensaio das aulas de canto coral do Programa Lages Melhor, no núcleo do bairro Penha, na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Godolfin Nunes de Souza. A interjeição serve para marcar o tempo junto ao tecladista e instrutor Thiago de Paula.

O Programa Lages Melhor partiu da ideia do prefeito Antonio Ceron em descentralizar o ensino das artes e cultura. Na Godolfin Nunes, o coral é dividido nos períodos matutino e vespertino, são 150 crianças atendidas. Com um ano de atividade, o grupo do núcleo do bairro Penha já realizou diversas apresentações pela cidade, entre elas a responsabilidade para cantar para o público do Natal Felicidade 2018. “Conseguimos ver que as crianças gostam muito de cantar. Além do aprendizado na música, o Lages Melhor desperta muitos valores nas crianças, o amor próprio, o respeito entre os colegas, o compromisso com os estudos. A música provoca a socialização e aguça os sentidos, mas essas coisas não ficam só atribuídas aos alunos. A gente que comanda as aulas também aprende, esse convívio com as crianças nos ensina a ouvi-las de uma forma melhor. A disciplina que serve para eles, para nós instrutores também é fundamental”, defende Heloíza.

Heloíza se considera rígida, e para fazer este contraponto, ela ressalta que a participação do colega Thiago nos teclados é importante para o sucesso das aulas do coral. “A calma e serenidade do Thiago deixa a nossa balança equilibrada, e com isso conseguimos ter toda atenção dos pequenos”, comenta.

Anthony quer cantar para sempre

Os instrutores Heloíza e Thiago preparam o pátio coberto da Escola Godolfin para receber 50 crianças das aulas do período vespertino do núcleo bairro Penha do Lages Melhor. Não é muito, é só abrir um espaço próximo ao palco, ligar o teclado e aguardar que a algazarra natural das crianças cesse até que todos estejam perfilados. Então, as piadas e risadas se transformam em música.

Bem ao fundo, na última fila da formação, está Anthony Vicente dos Santos, que em julho completará 11 anos de idade e um ano de coral no Lages Melhor. Neste tempo, o residente da parte baixa do bairro Penha já se apresentou junto aos seus colegas por diversas vezes e em muitos locais, mas é a do Teatro Marajoara e a da Catedral, durante o Natal Felicidade, que despertam no pequeno cantor uma alegria notória. “Eu lembro de toda aquela gente no Teatro e na praça da Catedral. Dá um frio na barriga cada vez que a gente canta, mas é tão bom ouvir a nossa voz! O dia que eu mais lembro foi quando o cachorro da praça subiu ao palco e ficou ali, vendo a gente cantar”, lembra.

Anthony diz que se espelha no seu padrinho Luciano, que é músico. “Já vi ele se apresentar várias vezes. Ele toca de tudo, até rock! Mas eu prefiro as músicas sertanejas da Maiara e Maraisa.”

Fora das aulas do coral, Anthony tem a parceria do melhor amigo, o Tiago. Os dois chamam um primo para fazer o acompanhamento ao violão e todos cantam juntos. “Acho que a música deixa a gente mais feliz e tudo melhora. A professora Heloíza é um pouco brava, mas a gente aprende muito com ela, e é por causa dela e dos meus amigos que eu quero cantar pra sempre!”

Para o prefeito Ceron, o Programa Lages Melhor se credencia como uma ação de inserção das comunidades na cultura. “Claro que temos objetivos sociais no Lages Melhor, mas a quantidade de pessoas envolvidas no projeto, sejam instrutores, alunos e até mesmo as famílias, mostra que temos um grande celeiro de artistas notáveis na cidade. E através dessas pessoas vamos atingir resultados ainda maiores”, acredita.

O Programa Lages Melhor é uma ação da prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages, e executado pela Escola de Artes Elionir Camargo Martins.



Programa Lages Melhor: o coral de 150 vozes no bairro Penha Programa Lages Melhor: o coral de 150 vozes no bairro Penha Reviewed by Lages Diário on maio 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.