Temporais deverão atingir SC entre domingo (14) e segunda (15)

0
Previsão indica risco elevado de chuva e rajadas de ventos. 

Foto: Canva 

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu neste domingo (14), um novo aviso meteorológico alertando sobre a previsão de temporais com chuva pontualmente intensa entre as tardes e noites deste domingo (14) e também desta segunda-feira (15), devido a combinação de calor, umidade relativa do ar elevada e a um avanço de uma frente fria sobre a região propiciando condições favoráveis a rajadas de vento, descargas elétricas e chuvas volumosas em algumas regiões do Estado. 

Segundo o órgão, para este domingo (14), o risco de ocorrência de fenômenos adversos está classificado como de observação para áreas da Serra, parte do litoral sul, da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do Planalto Norte, enquanto nas demais áreas, o risco é baixo. 

A situação muda para esta segunda-feira (15), quando o risco passa a ser alto em grande parte do Estado, desde o Extremo Oeste, passando pela Serra, Sul, partes da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do Planalto Norte, e de observação para as demais áreas. No risco alto, há potencial para destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos da rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. (Veja abaixo nos mapas divulgados pela Defesa Civil). 


Previsão do tempo para Lages

Neste domingo (14), Lages deverá apresentar o céu parcialmente nublado e aberturas de sol, com máximas na casa dos 30°C e mínimas ao redor de 18°C, além de possibilidade de instabilidade isolada no decorrer da tarde e da noite. Esses dados indicam condições favoráveis à formação de chuva e pancadas isoladas, em linha com o cenário de instabilidade previsto para o estado.


Já para a segunda, a previsão indica temperatura máxima próxima ou até mesmo acima dos 30ºC e tempo ainda instável no fim do dia, com chance de pancadas de chuva e trovoadas pontuais conforme o sistema frontal se aproxima da região.

Recomendações da Defesa Civil

Diante do risco de temporais e eventos associados, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas:

Durante as tempestades, buscar abrigo em locais seguros, afastados de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.

Evitar transitar ou permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia durante ventos fortes.Em caso de chuva intensa com alagamentos, não atravessar ruas inundadas ou estruturas submersas como pontes e pontilhões.

Acompanhar atualizações oficiais e boletins meteorológicos será essencial para manter informação atualizada sobre a evolução das condições do tempo em Santa Catarina.





Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)