Obras de ampliação da rede de abastecimento de água no bairro Morro do Posto estão 65% concluídas

0
As próximas etapas do projeto incluem a implantação de uma nova unidade de bombeamento, travessia da BR-282 e aquisição de materiais específicos para garantir eficiência e segurança no sistema. 

Por Silviane Brum da PML

Fotos: Fábio Pavan / PML

Com investimentos na ordem dos R$ 4 milhões e após mais de 20 anos de espera, aproximadamente 65% as obras de extensão da rede de abastecimento de água do reservatório R1, situado no terreno anexo à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no bairro Morro do Posto, já foram executadas.

Os trabalhos foram iniciados no mês de setembro, desde que foi assinada a ordem de serviço pela prefeita Carmen Zanotto e, dos 5.184 metros de rede previstos, cerca de 3.400 metros foram finalizados. “Seguimos avançando para concluir mais essa importante obra para a nossa cidade, que trará uma melhoria significativa no abastecimento e na qualidade de vida dos nossos cidadãos. Essa ligação na rede contribuirá para acabar a escassez de água potável no verão”, explica a prefeita Carmen.

Com recursos próprios da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), obra beneficiará diretamente os moradores dos bairros Vila Maria, Restinga Seca, Guadalajara, Jardim das Camélias, Pisani e CDL. A ampliação da rede também resultará na melhoria do desempenho para o abastecimento de toda a região Leste da cidade, com influência direta do reservatório R3, que abrange desde o bairro Guarujá até a região dos bairros Penha, Caravágio, Popular e Várzea.


A diretora-presidente da Semasa, Paula Cristina Granzotto, explica estão sendo conduzidas etapas importantes do projeto, como a preparação para a travessia da BR-282. “Neste estágio das obras buscaremos trabalhar com o método não destrutivo por meio da implantação de uma nova unidade de bombeamento. Para isso, estamos no aguardo da liberação junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, bem como os trâmites de desapropriações e do processo de licitações para a aquisição dos materiais hidráulicos complementares que permitirão finalizar essa importante obra de abastecimento”, explica Paula Granzotto.

O R1 é o maior reservatório de água de Lages, com 6.000 m³, o que equivale a uma capacidade de armazenamento de seis milhões de litros e essa fase dos trabalhos, conforme reitera a diretora-presidente da Semasa, exige planejamento técnico, aquisição de materiais específicos e coordenação entre diferentes equipes e instituições. “As obras avançam de forma gradual, seguindo os trâmites necessários para garantir segurança, qualidade e eficiência para entregar no prazo determinado”, diz. Com a interligação dos reservatórios R1, do Morro do Posto e R20 do Vila Maria, cerca de oito mil pessoas serão diretamente beneficiadas no abastecimento em 2.300 ligações de água.








Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)