Poucos meses após ''Ainda Estou Aqui'' brilhar no Oscar e no Globo de Ouro de 2025, começaram fortes especulações de que, no ano que vem, outro longa-metragem brasileiro concorrerá às principais premiações do cinema mundial. Isso porque, em maio deste ano, o filme ''O Agente Secreto'' teve uma pré-estreia tão aclamada no Festival de Cannes que os jurados desse evento concederam o prêmio de ''Melhor Diretor'' para Kléber Mendonça Filho e o de ''Melhor Ator'' para Wagner Moura (o ex-Capitão Nascimento desbancou, até mesmo, concorrentes de peso como Paul Mescal, Joaquin Phoenix e Robert Pattinson).
Nos meses seguintes, a ideia de um bicampeonato do Brasil no Oscar se tornou ainda mais crível – afinal, festivais renomados como o de Lima, o de Jerusalém e o de Zurique concederam novos prêmios a ''O Agente Secreto'' e portais especializados como o The Hollywood Reporter, a Variety e o Entertainment Weekly descreveram Wagner Moura como ''um dos grandes favoritos ao Oscar de Melhor Ator''.
As sessões de pré-estreia de ''O Agente Secreto'' repercutiram tão positivamente que, mesmo em um ano onde ''Manas'', ''Homem com H'', ''Oeste Outra Vez'', ''O Último Azul'', ''Vitória'' e vários outros filmes brasileiros excelentes foram lançados, a Ancine acabou selecionando o trabalho de Kléber Mendonça Filho como o filme nacional que irá tentar vagas no próximo Oscar.
Até ontem, ''O Agente Secreto'' só havia sido exibido em festivais, cabines de imprensa ou sessões promocionais, mas, nesta quinta-feira (06/11), ele estreou nas salas de cinema de todo o Brasil, para que milhares de pessoas possam assistir ao filme que pode realizar feitos semelhantes aos de ''Ainda Estou Aqui''.
Dirigido/roteirizado por Kléber Mendonça Filho (cineasta responsável por ''O Som ao Redor'', ''Aquarius'' e ''Bacurau''), ''O Agente Secreto'' se passa em 1977, durante a Ditadura Militar Brasileira, e o personagem de Wagner Moura é Marcelo – um professor universitário especializado em tecnologia que, depois de anos morando em São Paulo, volta a morar no Recife, com o objetivo de reencontrar o filho caçula e fugir da violência de sua antiga vida na capital paulista. Ao chegar no Recife, Marcelo continua se deparando com a vigilância governamental do regime militar e percebe que continua correndo sérios riscos de vida. O passado do protagonista começa como um mistério, mas é revelado durante a trama.
Pelo menos uma indicação é garantida
Não é exagero acreditar que ''O Agente Secreto'' possa ser indicado aos Óscares de ''Melhor Filme'', ''Melhor Diretor'', ''Melhor Filme Internacional'', “Melhor Roteiro Original” e ''Melhor Atriz Coadjuvante'' - afinal, o longa conta, atualmente, com uma aprovação de 100% no site Rotten Tomatoes e a atuação de Tânia Maria, no papel de Sebastiana, também está sendo muito elogiada. Porém, a previsão mais unânime, para os críticos de arte, é a de que Wagner Moura será indicado ao Oscar de ''Melhor Ator'': todos os maiores portais de cinema do mundo estão apostando que, mesmo concorrendo contra astros do naipe de Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”) e Timotheé Chalamet (“Marty Supreme”), ele disputará a estatueta com status de forte candidato.
Wagner já entregou atuações incríveis em obras como ''Carandiru'', ''Tropa de Elite'', ''Paraíso Tropical'', ''Hamlet'', ''VIPs'', ''Tropa de Elite 2'', ''Narcos'', ''Praia do Futuro'' e ''Gato de Botas 2'', mas diversos críticos especializados estão declarando que, em ''O Agente Secreto'', ele entregou a melhor performance da carreira dele. Uma vitória de Wagner no Oscar seria um reconhecimento muito merecido para esse patrimônio brasileiro que, definitivamente, está entre os melhores atores do mundo.
Confiram o trailer de ''O Agente Secreto'' e não deixem de assistir ao filme no cinema:
