Obras estão sendo feitas por equipes da Prefeitura de Lages nas ruas Belém e Marechal Deodoro, com intuito de expandir a interligação das tubulações e o escoamento de água e esgoto.
Por Priscila Dalagnol da PML
13/08/2025 — 19:28
A Secretaria de Obras e Infraestrutura está atuando no bairro Santa Helena para ampliar as condições de drenagem existentes no bairro. O trabalho em andamento envolve a construção de uma nova rede e a instalação de nova tubulação. O trabalho ocorre nas ruas Belém e Marechal Deodoro, e deve se estender pelos próximos dias.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, explica que a região necessitava de ajustes. “É comum observarmos redes antigas, construídas até mesmo pela população local. No entanto, ao longo dos anos a capacidade destas estruturas fica prejudicada com o aumento da ocupação urbana. E em termos coletivos, critérios técnicos precisam ser aplicados”, esclarece.
As obras são executadas por equipes próprias da Prefeitura de Lages e têm como objetivo regularizar a passagem da água e o escoamento de drenagem pluvial e esgoto pelas ruas Marechal Deodoro, Sete Mil Quinhentos e Oito, e Belém, onde as escavações estão concentradas. As melhorias, no entanto, vão alcançar outras quadras, estendendo-se até as ruas Benjamim Constant, Manaus e Sete de Setembro.
continua depois da publicidade
A intervenção é fruto do compromisso da gestão atual com a infraestrutura urbana sustentável. “O planejamento urbano integrado que almejamos e já estamos colocando em prática tem a participação das nossas comunidades e leva em consideração o futuro da nossa cidade. Precisamos prever que, em paralelo ao crescimento urbano, nossa infraestrutura estará adequada para acompanhar o desenvolvimento de forma sustentável”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
Outras intervenções semelhantes não estão descartadas e podem ocorrer nos demais bairros do perímetro urbano. O monitoramento da Secretaria de Obras e Infraestrutura é constante e prioriza, além da recuperação de áreas degradadas e proteção ambiental, a segurança dos moradores e moradoras, e o avanço de redes de drenagem e esgoto, seja com a expansão, mudança de rota ou construção de tubulações.