Lages avalia adoção de pavimentação em concreto para ampliar durabilidade e eficiência urbana

0
A proposta, conduzida pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, busca identificar alternativas ao asfalto tradicional, não substituí-lo, mas ter mais alternativas de pavimentação na cidade. 

09/08/2025 — 00:24

Fotos: ABCP / Ilustrativa e Secretaria de Obras / Divulgação

A Prefeitura de Lages iniciou estudos técnicos para avaliar a viabilidade do uso de concreto em obras de pavimentação no perímetro urbano. A proposta, conduzida pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, busca identificar alternativas ao asfalto tradicional, visando maior durabilidade, segurança e custo-benefício para a malha viária.

O ponto de partida foi uma reunião técnica com o engenheiro civil Dejalma Frasson Junior, gerente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) Regional Sul e integrante da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Especialista em pavimento de concreto, Frasson apresentou as características, vantagens e desafios da tecnologia a engenheiros e gestores municipais, destacando seu potencial para reduzir custos de manutenção e aumentar a vida útil das vias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado, o encontro permitiu aprofundar conhecimentos técnicos e levantar possíveis parcerias. “Buscamos soluções que tragam inovação e eficiência para a infraestrutura urbana, garantindo mais segurança e qualidade de tráfego para a população”, afirmou.

Atualmente, o pavimento predominante em Lages é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) — mistura de brita, areia, filler e ligante betuminoso (CAP), aquecida em altas temperaturas e amplamente utilizada em obras públicas e privadas. A proposta, entretanto, não busca substituir essa técnica, mas diversificar materiais e soluções construtivas.


Entre os benefícios apontados para o concreto estão:

  • Maior durabilidade, diminuindo a necessidade de reparos;
  • Alta resistência a deformações e desgastes;
  • Melhor aderência, proporcionando mais segurança ao tráfego;
  • Sustentabilidade, com menor impacto ambiental;
  • Vantagem econômica a longo prazo.

Como parte do estudo, a equipe de engenharia da secretaria realizará, nos próximos dias, visitas técnicas a cidades que já utilizam pavimentação em concreto, para observar de perto os resultados e impactos dessa aplicação.

Com essa iniciativa, Lages busca alinhar sua infraestrutura viária a padrões mais modernos, apostando em inovação para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade das vias.

*Com informações de Priscila Dalagnol, da PML


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)