Prefeitura de Lages elaborou um planejamento para atender todos os 72 bairros e loteamentos de Lages. Patrolamento, cascalhamento e drenagem pluvial em ruas não pavimentadas estão entre os serviços mais solicitados pela população.
Por Priscila Dalagnol da PML
05/05/2025 — 20h00
A demanda é diária e as equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura continuam trabalhando para atender todos os chamados da comunidade. A maioria dos pedidos é para manutenção de ruas não pavimentadas, onde as equipes se dividem para executar o revestimento primário, ou seja, o patrolamento, cascalhamento, distribuição de pedra brita e compactação de material.
A revisão de dispositivos de drenagem pluvial também faz parte do mutirão e é igualmente procurada. São serviços como desobstrução, substituição ou construção de bueiros; limpeza, revisão e instalação de tubulações e galerias; ligação e conferência de redes; intervenção em vazamentos e emergências semelhantes; entre outros.
A Prefeitura de Lages vem seguindo um cronograma elaborado justamente para percorrer todas as regiões do perímetro urbano. Estima-se que a cidade tenha 800 quilômetros de ruas sem pavimentação, dos quais a grande maioria, 80%, foram avaliados em estado ruim ou péssimo. “Garantir condições de tráfego nas ruas do município é uma das prioridades da prefeita Carmen Zanotto. Nestes quatro primeiros meses de trabalho já conseguimos atender 250 quilômetros. E a expectativa é continuar o trabalho até que todos sejam contemplados”, planeja o secretário Cleber Machado Arruda.
O planejamento também prevê atender todos os 72 bairros e loteamentos do perímetro urbano. “Melhorar a malha viária e a trafegabilidade dessas vias é essencial para que as comunidades tenham acesso digno e deslocamento seguro em suas áreas de residência. Mesmo após a força-tarefa nossas manutenções serão frequentes para evitar que essa situação generalizada ocorra novamente”, garante.
As equipes iniciaram pelos bairros da parte alta e região Norte da cidade e seguem avançando com agilidade. Até o momento diversas ruas de 28 bairros foram solucionadas. Confira quais são eles:
Guadalajara, Jardim Celina, Jardim das Camélias, Maria Luiza, Passo Fundo, Restinga Seca, São Caetano, Vila Maria, Área Industrial, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Gralha Azul, Nova Petrópolis, São Francisco, São Paulo, São Pedro, Araucária, Cruz de Malta, Santa Clara, Bela Vista, Promorar, Habitação, Várzea, Morro Grande (onde o foco inicial foram os preparativos para as celebrações da Sexta-Feira Santa, mas as máquinas devem retornar para novos serviços), Jardim Panorâmico e Novo Milênio.
Nesta semana e nos próximos dias, as equipes estão concentradas para fazer as manutenções nos bairros: Santa Catarina, Santa Helena, Penha e São Miguel, que devem se juntar à lista das regiões concluídas em breve.