Evento começa no dia 6 de junho e segue até o dia 22 de junho em diversos pontos da cidade.
05/05/2025 — 21h20
De 6 a 22 de junho, Lages será palco da 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, que neste ano será marcada pelo resgate das raízes serranas e pela valorização da história e da cultura local. Com o tema "Raízes", a edição deste ano foca no tradicionalismo e no orgulho lageano, sem abrir mão da inovação.
Pela primeira vez desde o seu retorno em 1986, a Festa do Pinhão não ocorrerá no Parque de Exposições Conta Dinheiro, mas por outro lado, será descentralizada com uma programação ativa em vários pontos, com a abertura oficial ocorrendo no calçadão da praça João Costa, no Centro da cidade, com o Recanto do Pinhão e o show do grupo lageano Quarteto Coração de Potro.
A programação gratuita contará com 99 apresentações culturais e musicais, incluindo grandes nomes da música gauchesca e nativista como Luiz Marenco, Mano Lima e Elton Saldanha, além da 31ª Sapecada da Canção Nativa e da 23ª Sapecada da Serra Catarinense, festivais estes que acontecerão entre os dias 13 e 15 de junho (de sexta a domingo).
Outro espaço que contará com apresentações será o Mercado Público de Lages.
Shows nacionais no "Tio Vida"
Os shows nacionais ocorrerão no Estádio Vidal Ramos Júnior, o "Tio Vida", entre os dias 18 e 22 de junho, também com acesso gratuito. A estrutura contará com reforço de segurança, por parte da Polícia Militar, da equipe de segurança da Prefeitura de Lages, e também de empresas privadas.
As atrações ainda não foram anunciadas de forma oficial pela Prefeitura de Lages, mas a contratação já está em fase de finalização. Não haverá áreas VIP — todo o público terá acesso igual aos espaços. A estimativa é de 25 mil pessoas por noite.
A previsão é que os portões do estádio sejam abertos às 17h e o show inicie por volta das 20h e encerre às 22h, assim como toda a programação do Recanto do Pinhão, finalize diariamente neste horário.
Gastronomia
Os pratos típicos à base de pinhão terão ainda mais destaque, que neste ano serão oferecidos pelas entidades beneficentes e pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), e ainda haverá opções também no estádio. O comércio também estará envolvido, com horário estendido e participação ativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Eventos paralelos
Segundo a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Turismo, a iniciativa privada também será parceira com a realização de eventos paralelos à festa, por exemplo, o retorno do tradicional Entrevero do Moha, programado para acontecer logo no primeiro fim de semana da Festa, em local a ser confirmado, e outros shows nacionais, esses com bilheteria paga, que deverão ocorrer no Centroserra Convention Center, no bairro Universitário.
O primeiro evento, inclusive é uma espécie de "Esquenta da Festa" com o show nacional do grupo Traia Véia, que acontece no próximo dia 24 de maio, no Centroserra.
A Festa do Pinhão 2025 promete ser um reencontro com a identidade lageana, valorizando o passado e conectando-o ao presente em uma celebração para todos e a cobertura completa você acompanhará aqui no Lages Diário e também em nossas redes sociais: @lagesdiario no Facebook, Instagram, TikTok e Pinterest e @lagesdiarioplay no YouTube.