Projeto Arte em Mandalas, com quadros produzidos por idosos do Cras VI pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo, está em exposição no Mercado Público

0
Múltiplos significados: Externamente como uma representação visual do universo ou internamente como um guia a várias práticas de tradições asiáticas, incluindo a meditação. No hinduísmo e no budismo, a crença é que, ao entrar na mandala e prosseguir em direção ao seu centro, a pessoa é guiada pelo processo cósmico de transformar o sofrimento em alegria e felicidade. 

Por Samuel Gonçalves da PML
04/04/2025 — 00h33

Fotos: Samuel Gonçalves / PML

Cada toque do pincel sobre a tela transforma formas em emoções. Cada quadro conta uma história. A magia da pintura é transmitir sentimentos que palavras não conseguem expressar. Idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) VI Adão de Moraes, do bairro Promorar/Bela Vista, desenharam e pintaram quadros com mandalas, sob orientação do professor Leandro Flores, permitindo-se sonhar em cada uma das telas e sentir a liberdade proporcionada pela arte. Est é o Projeto Arte em Mandalas.

A Prefeitura de Lages, pela Secretaria da Assistência Social, está promovendo a exposição dos quadros no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini até domingo (6 de abril), com captação de recursos financeiros públicos pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo (LPG - Lei Federal). Idosos recebidos nas atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Dom João Oneres Marchiori, localizado no bairro Várzea, prestigiaram a exposição na tarde desta quinta-feira (3 de abril), evento animado pela artista Duda Gaiteira.

Com o tema de quadros “Mandalas”, a ideia contém inúmeros significados, externamente como uma representação visual do universo ou internamente como um guia para várias práticas ocorridas em tradições asiáticas, incluindo a meditação. No hinduísmo e no budismo, a crença é que, ao entrar na mandala e prosseguir em direção ao seu centro, a pessoa é guiada pelo processo cósmico de transformar todo o sofrimento em alegria e felicidade. “Estamos sempre ofertando aos nossos idosos lazer, cultura e bem-estar, como retribuição a quem tanto contribuiu com as nossas famílias e sociedade. Sonhar em cada quadro pintado é sentir a liberdade que a arte possibilita”, analisa a prefeita Carmen Zanotto.

Enquanto isto, por sua vez, a secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória, observa: “Ao criar um desenho, modificar a realidade em um quadro, é como se o mundo ganhasse um novo brilho e, através do trabalho da equipe da Assistência Social, podemos inclusive transformar a arte deles em exposição.” Todos os participantes receberam certificado de conclusão e foram agraciados com um café especial ofertado pela equipe da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº: 195/2022) é uma lei federal, iniciativa destinada a apoiar o setor cultural, especialmente em face dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Lei visa promover a recuperação e o fortalecimento das atividades culturais no Brasil, oferecendo recursos financeiros pelo fundo público para incentivar a produção artística e cultural. O nome “Paulo Gustavo” homenageia o renomado ator e comediante, defensor da classe artística, falecido em 2021, de Covid-19, com um impacto significativo na cultura brasileira.






Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)