Objetivo é oferecer estrutura mais adequada, ampliar o atendimento e valorizar a formação cultural da comunidade.
Por Rafael Araldi da PML
30/04/2025 — 06h31
A Escola de Artes Elionir Camargo Martins, vinculada à Fundação Cultural de Lages (FCL), está prestes a passar por um processo de reformulação para melhor atender a comunidade lageana. A iniciativa tem como foco oferecer mais qualidade nas aulas, ampliar o número de vagas e descentralizar as atividades para diferentes regiões do município, incluindo bairros e o interior (áreas rurais).
O edital para contratação de professores já está em análise pela Procuradoria-Geral do Município (Progem), cumprindo-se os trâmites legais para que os profissionais possam ser contratados em curto espaço de tempo. Antes do início das aulas será realizada uma reunião pedagógica com os professores, alinhando os objetivos e estratégias da nova fase da Escola. A expectativa é de que, em breve, as matrículas sejam abertas à população.
A superintendente da Fundação Cultural de Lages, Carla Zonatto, salienta que a Escola de Artes é “a menina dos olhos da Fundação”, e pontua sua relevância como espaço de formação artística, cultural e educacional. Segundo ela, o atual local onde a Escola funciona, na Praça João Ribeiro, em um imóvel alugado, será reavaliado. “Estamos estudando um novo espaço, pois o atual ficou pequeno para a Escola. Também há questões estruturais e de segurança que estão sendo avaliadas junto ao Corpo de Bombeiros. A ideia é encontrar locais mais apropriados para cada modalidade artística ofertada.”
Atualmente, a Escola de Artes oferece cursos nas áreas de:
- Dança: Street dance e Balé
- Artes Plásticas: Desenho e Pintura em Tela
- Artes Cênicas: Teatro
- Música: Acordeon, Canto Coral, Violino, Técnica Vocal, Violão e Teclado
Com professores em atuação de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, e também aos fins de semana e feriados, em períodos de apresentações. O propósito da nova gestão é criar polos artísticos descentralizados, e proporcionar arte e cultura para ainda mais pessoas.
Escola de Artes Elionir Camargo Martins
A Escola leva o nome de Elionir Camargo Martins, uma das mais importantes artistas plásticas da história de Lages. Homenageada pela Lei nº: 3.233, de 29 de setembro de 2005, Elionir foi uma figura visionária que contribuiu para a criação da Fundação Cultural de Lages, da Colmeia de Artes e da primeira galeria de arte da Serra Catarinense, a Galeria Toulouse. Artista múltipla, morou na Europa para aprofundar seus estudos em artes e deixou um importante legado à cultura lageana, incluindo mais de 280 obras de renomados artistas brasileiros e uma biblioteca com cerca de dois mil volumes.
A mudança da Escola de seu antigo endereço, na rua Hercílio Luz, para o atual prédio na Praça João Ribeiro, foi necessária por conta das limitações físicas anteriores, como divisórias que interferiam nas atividades de aula. Agora, com o novo projeto de reestruturação, a Fundação Cultural de Lages pretende não apenas qualificar o ensino, mas também contribuir para que Lages “respire” ainda mais cultura, formando públicos e novos artistas.