As vereadoras Elaine Moraes, Bruna Uncini e o vereador Robertinho Roque integram a Comissão Processante, que terá até cinco dias para iniciar os trabalhos, que podem ao final do processo, caçar o mandato do vice-prefeito denunciado após ter sido acusado de agressão e cárcere privado contra a ex-namorada no último dia 15 de março.
31/03/2025 — 19h12
![]() |
Foto: Câmara de Lages / Arquivo |
Foi votada no início da noite desta segunda-feira (31) durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores, a abertura do processo de impeachment do vice-prefeito de Lages, Jair Junior (Podemos) por quebra de decoro após o mesmo ter sido acusado de agressão e cárcere privado contra sua ex-namorada, e tal pedido, teve sua admissibilidade aprovada e seguirá em tramitação na Câmara até que se defina se ele deve ou não perder o cargo de vice-prefeito.
A sessão foi aberta com a leitura por parte do 1º secretário da Mesa Diretora, o vereador Marcus Castor (PL), o pedido de impeachment protocolado por Luciana Capistrano, na semana passada, no qual pontua os fatos, que vão desde o boletim de ocorrência até as transcrições de áudios vazados de uma conversa entre a irmã da vítima e o vice-prefeito, o que segundo a autora do pedido, não correspondem à liturgia do cargo, e por esse motivo, caracteriza-se a quebra de decoro.
Após a leitura da denúncia, o presidente da Câmara, Mauricio Batalha Machado (Podemos) colocou a matéria para votação, no qual todos os demais 15 vereadores votaram sim para a admissibilidade e início da tramitação do processo de impeachment.
Definição da Comissão Processante
Com a aprovação da abertura do processo de impeachment, foi dado início com a definição da comissão processante formada por três vereadores sorteados pelo 1º secretário, Marcus Castor (PL), e foram eles: Elaine Moraes (Cidadania), Robertinho Roque (PSD) e Bruna Uncini (Podemos).
Com a definição da comissão, o presidente da Câmara suspendeu a sessão para que os três vereadores se reunissem e definissem quem será o/a presidente e o/a relator (a) da comissão, o qual se reuniram e definiram da seguinte forma: vereadora Bruna Uncini é a presidente e o vereador Robertinho Roque será o relator da presente comissão, e a vereadora Elaine Moraes seguirá sendo membra da comissão.
A partir do recebimento do processo, a presidente Bruna Uncini deverá iniciar os trabalhos no prazo de até cinco dias, observando todas as disposições contidas no Decreto Lei 201/1967.