Epagri e Defesa Civil emitem nota hidrometeorológica que alerta para chuva, a partir deste domingo (15) em SC

0
Os maiores acumulados, porém, devem ser registrados entre segunda e terça-feira (16 e 17), ficando entre 70 a 100mm na maioria das regiões catarinenses. 

14/10/2023 — 22:16

Foto: Roberto Zacarias / Secom

A Defesa Civil em conjunto com a Epagri/Ciram emitiram neste sábado (14), uma nova nota hidrometeorológica para informar sobre as condições esperadas de chuvas para os próximos dias, começando a partir deste domingo (15), de forma mais fraca, mas com precipitações mais expressivas sendo registradas entre a segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de outubro, após um fim de semana de tempo mais firme em todas as regiões. 


Segundo a nota, neste domingo (15) serão observadas pancadas de chuva, mas os acumulados não deverão passar dos 15mm. Já entre a segunda (16) e terça-feira (17) a chuva voltará com maior intensidade m Santa Catarina. Os acumulados médios previstos para o período irão variar entre 70 e 100mm nas regiões do Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do  Itajaí e parte da Serra, mas pontualmente podendo superar esses valores, o que deixa em situação de alerta e alto risco, especialmente para eventos como enxurradas, inundações e deslizamentos, já que o solo continua ainda muito enxarcado e os níveis dos rios seguem elevados. 

Para as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul, outra parte da Serra, Médio e Baixo Vale do Itajaí, os volumes também serão significativos, mas menor que nas demais áreas, variando entre 40 a 70mm, com pontuais mais elevados. 

Ainda, segundo a nota, essa chuvarada prevista para os próximos dias é por conta de uma nova passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. 

A partir da quarta-feira (18), a instabilidade mais intensa se afastará de Santa Catarina, não havendo previsão de chuva volumosa. 

Situação dos rios

Desde a sexta-feira (13), os rios que integram a bacia hidrográfica do rio Itajaí, apresentaram em todos os pontos analisados, tendência de baixa, mas como chegaram a níveis considerados históricos em algumas localidades, algumas delas seguem em situação de emergência, é o caso, por exemplo, dos municípios de Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul. 

Outra situação que chama atenção é as bacias dos rios Negro, Canoinhas e Timbó, no Planalto Norte, e na bacia hidrográfica do rio Canoas, na Serra, devido as características dessas regiões, os rios seguem em elevação, já em níveis de emergência, sendo registradas inundações em diversos municípios, como Mafra, Canoinhas e Três Barras, no Planalto Norte, e Otacílio Costa, na Serra. 

A previsão hidrológica aponta para que os níveis dos rios Negro, Canoinhas e Timbó se estabilizem, ou seja, parando de subir, entre este domingo (15) e a segunda-feira (16), enquanto a situação na Serra, deva se estabilizar apenas na madrugada de segunda. 

Chuvas já são esperadas no mês de outubro

O mês de outubro em Santa Catarina já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, Epagri/Ciram, AlertaBlu e a Defesa Civil de Santa Catarina para o Fórum Climático Catarinense, neste ano, a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas em Santa Catarina. São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria. 

Os órgãos, ressaltam, para a importância de acompanhar diariamente as previsões do tempo assim como a situação hidrológica, pois elas podem sofrer alterações. Eles seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas em Santa Catarina. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)