Chuvas volumosas estão previstas para Santa Catarina

0
Em Lages, a Defesa Civil municipal, órgão ligado à Prefeitura, tem intensificado os trabalhos de desassoreamento dos rios, como medida para diminuir o impacto das enxurradas e enchentes sobre áreas ribeirinhas habitadas. 

Por Iran Rosa de Moraes da Comunicação PML
06/10/2023 — 12h55

Foto: Defesa Civil / Divulgação

A Defesa Civil de Lages está em estado de alerta diante da previsão do tempo já emitida pelos órgãos oficiais do Estado de Santa Catarina, principalmente. E uma das medidas já postas em ação, previamente, têm sido os trabalhos de desassoreamento dos rios e riachos urbanos, a exemplo dos rios Carahá e Ponte Grande, os principais cursos de água da bacia hidrográfica da cidade de Lages.

O resultado desta ação de limpeza e desobstrução dos cursos de água já surtiram efeitos positivos, confirmados por relatórios da Defesa Civil. O nível linimétrico (régua instalada na ponte do Caça e Tiro) de alerta de enchente do rio Carahá, por exemplo, aumentou um metro, passando de de 3.75m para 4.75m.

“Com a calha do Carahá e dos demais rios e riachos desassoreados, o escoamento das águas se dá mais rápido e consequentemente o impacto junto às áreas ribeirinhas tende a diminuir. Já em relação a uma enchente, um rio desassoreado absorve maior volume de água”, comenta o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Eduardo Pacheco (Sargento Pacheco).

A previsão meteorológica para os próximos 14 dias vem como um alerta para todas as regiões do Estado, incluindo portanto os municípios catarinenses limítrofes ao centro Norte do Rio Grande do Sul, como aqueles da Serra Catarinense, incluindo Lages, o maior município em extensão territorial do Estado.

As chuvas do período serão volumosas, e o meteorologista Ronaldo Coutinho disse que este alerta é o oitavo já emitido pela Climaterra, ao longo dos últimos 18 meses. Ele alerta para o fato de que o ocorrido no Rio Grande do Sul, em setembro, poderá se repetir em Santa Catarina, neste mês de outubro de 2023.

Portanto, as cidades que enfrentarão mais problemas no decorrer desse período de chuvas serão aquelas com rios urbanos. Chuvas volumosas estão previstas já a partir da noite de sexta-feira (6), sábado (7), e domingo (8). “Na segunda-feira (09), e terça-feira (10), as chuvas darão uma tréguas, mas voltarão na quarta (11), e quinta-feira (12).

“O canal de umidade ficará entre o centro Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, região de Missiones, na Argentina, parte do Paraguai, Paraná, pedacinho do Mato Grosso do Sul e de São Paulo”, afirma Coutinho.

O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)