Chuvas em SC: 89 municípios decretaram situação de emergência

0
Mais de 160 abrigos foram ativados para receber as mais de 12 mil pessoas que ficaram desabrigadas, a maioria está no Vale do Itajaí. 

10/10/2023 — 21h59

Foto: Marco Fávero / Secom

A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou no fim da tarde desta terça-feira (10), os números em relação às chuvas que castigaram o Estado na última semana, e aponta que, até o momento, são 136 municípios que registraram algum tipo de ocorrência em virtude das chuvas fortes. Destes, 89 já decretaram situação de emergência devidamente reconhecido pelo Governo do Estado. 


Segundo o Governo do Estado, mais de 45 mil itens de assistência humanitária como água potável, cestas básicas, colchão de casal, colchão de solteiro, cumeeiras para telhados de 4 e 6mm, kit acomodação de solteiro e de casal (com travesseiro, fronha e cobertor), kit de higiene, kit de limpeza e telhas de 4 e 6mm, o que já totalizou mais de R$ 1,9 milhão. Os itens chegaram a 16 cidades, são elas: Aurora, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Erval Velho, Forquilhinha, Irineópolis, Laurentino, Mirim Doce, Monte Carlo, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Tubarão. 

Já a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) confirma que foram ativados, até o momento, 168 abrigos em 67 municípios do Estado, sendo o maior número de espaços para receber as famílias atingidas estando localizadas nas cidades de Rio do Sul, Tubarão, Blumenau e Lontras. 

Ao todo, o número de desabrigados em Santa Catarina chegou a 12.289 pessoas. 

Previsão do tempo 

A Epagri/Ciram juntamente com a Defesa Civil elaborou a previsão do tempo para os próximos dois dias e indica para chuva volumosa chegando ao Estado, a partir desta quarta-feira (11) devido a passagem de uma frente fria entrando pelo Oeste e se espalhando ao longo do dia para todo o Estado. 

Segundo a Defesa Civil, o alerta para risco moderado a alto em todas as regiões de Santa Catarina para chuvas fortes e temporais com possibilidade de granizo. 

Os acumulados de chuva mais significativos deverão ser nas regiões do Meio Oeste, Serra e Norte, Vale do Itajaí e Litoral, com médias entre 70 e 100mm e pontos de até 100mm ou mais. No Extremo Oeste e Oeste, são esperados totais de 40 a 70mm, com áreas de maior intensidade. 

Além da previsão, a Defesa Civil também faz alerta sobre a situação nas bacias hidrográficas do Estado, pois como a maioria continua com os níveis dos rios ainda elevados, a chuva volumosa dos próximos dias pode gerar enchentes e inundações em diversas regiões do Estado. 

  • Risco  MUITO ALTO  para Inundações: Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul
  • Risco  ALTO  para Inundações: Grande Florianópolis, Litoral Norte, Meio Oeste (principalmente Bacia do Rio do Peixe) e áreas do Extremo Oeste que fazem divisa com o Rio Uruguai. 
  • Risco  ALTO  para Enxurradas: Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)