Seguem as buscas por oito tripulantes de barco naufragado em Santa Catarina

0
Informações dão conta de que a embarcação naufragou a cerca de 160 quilômetros da costa, a partir de Florianópolis. 

17/06/2023 — 14h56

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma embarcação pesqueira com oito tripulantes naufragou nesta sexta-feira (16) na costa de Santa Catarina. A informação foi confirmada tanto pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMSC) como também pela Marinha do Brasil, esta última, que assumiu a coordenação da operação de buscas, devido as circunstâncias que envolvem a ocorrência. 


Segundo o Corpo de Bombeiros, o Grupamento de Busca e Salvamento foi acionado na noite de ontem, sexta-feira, por volta das 21h, informando sobre um naufrágio que teria ocorrido na região próximo à Garopaba, no Litoral Sul catarinense, porém, após levantamento de informações e que estas não eram tão precisas, aliadas as condições desfavoráveis do mar, reflexo do ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, as buscas não foram iniciadas durante a noite. 

Ao longo da noite de sexta, madrugada e manhã deste sábado, novas informações foram obtidas e constataram que o naufrágio não teria ocorrido em Garopaba, mas sim, mais ao norte e pra fora, cerca de 160 quilômetros da costa partindo do Norte da Ilha, em Florianópolis. 

Uma embarcação de grande porte, apoio de um navio de pesquisa que trabalha na região, o qual teve comunicação com a embarcação antes do naufrágio, informou que já está realizando buscas na região, inclusive com uso de radar.

Marinha acionada 

Devido a complexidade da operação, principalmente pelo fato da distância em que o naufrágio pode ter ocorrido, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina não possui capacidade de resposta operacional, como por exemplo, autonomia de combustível, tecnologia e competência legal para navegar em águas tão distantes, foi acionado o Salvamar Sul ( Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil) e que conta com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). 

A Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) vai instaurar inquérito administrativo, com prazo de 90 dias para conclusão, para apurar as possíveis causas e responsáveis. 

Segundo apuração da jornalista Dagmara Spautz, do portal NSC Total, a embarcação "BF Safadi Seif" havia sido adquirida por dois irmãos, em Itajaí, no Litoral Norte catarinense e a tripulação havia sido contratada recentemente. 

A identidade dos tripulantes, até o momento, não foi divulgado. 

Ciclone deixou mar agitado nos últimos dias

Desde a última quinta-feira (15), os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina sofrem com os efeitos causados por um ciclone extratropical, como, fortes chuvas que causaram alagamentos em diversas cidades, e também fortes ventos. Segundo dados da Defesa Civil Nacional, 34 cidades gaúchas e outras 17 catarinenses foram afetadas. 

Os efeitos do ciclone também influenciaram no mar, com ondas que atingiram de 2 a 3 metros de altura. 


O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)