Exposição no Museu Histórico Thiago de Castro marca o ano do centenário da Catedral Diocesana de Lages

0
Os visitantes poderão acessar, até março, a um conteúdo documental histórico sobre o centenário de um dos maiores símbolos culturais, arquitetônicos e religiosos de Lages.

Do ld
07/01/2022 - 12h52

Exposição segue até março no Museu Thiago de Castro. (Foto: Fabrício Furtado / FCL)

LAGES — Começou no último dia 3 de janeiro e segue até o mês de março, no Museu Histórico Thiago de Castro, no Centro de Lages, a exposição documental "Centenário da Catedral Diocesana de Lages" que marca os 100 anos de inauguração de um dos maiores símbolos e cartões postais de Santa Catarina, a Catedral Diocesana de Lages, completados no último dia 1º. 


Ao longos desses três meses, o visitante poderá acessar a curiosidades e uma linha do tempo sobre a história da Catedral Diocesana de Lages, desde 1907 quando iniciou-se a campanha para angariar fundos para a construção da edificação até 2002, ano em que foi concluída as obras de sua restauração. 

Além disso, fotografias originais das décadas de 1910, 1920, 1930, 1940, assim como, artigos jornalísticos, postais e outros documentos do acervo do MHTC poderão ser apreciadas pelos visitantes. 


"Não se trata apenas de uma homenagem ao nosso maior símbolo, mas a documentação pela equipe do MHTC conta a história da Catedral desde o início da sua construção em julho de 1912 com a preparação do terreno sob a liderança do Frei Gabriel Zimmer, o responsável pela Catedral se tornar realidade, e a participação de pessoas nesse grande processo histórico de Lages", destaca o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilberto Ronconi. 

Projeto de revitalização do Largo da Catedral foi enviado à FCC

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Planejamento e Obras (Seplan) juntamente com a FCL já encaminhou o projeto de revitalização do Largo da Catedral para análise da Fundação Catarinense de Cultura, órgão do Governo do Estado, responsável por analisar projetos de obras que envolvam patrimônios tombados historicamente, que é o caso, da Catedral Diocesana. Sem o aval da mesma, nada pode ser feito no espaço compreendido pela edificação. 

O projeto compreende a troca da rampa da acessibilidade, a mudança do piso do Largo, a substituição da iluminação e os canteiros das floreiras.  "Pelas informações do secretário [de Planejamento e Obras] João Alberto Duarte, assim que o projeto for aprovado, a conclusão da obra poderá ocorrer em torno de 30 dias. Lembrando que toda essa ação respeita as normas para um local tombado e caracterizado como patrimônio cultural", enfatiza Giba Ronconi. 

Serviço 

O quê? Exposição "Centenário da Catedral Diocesana de Lages"
Quando? De 03 de janeiro a março de 2022
Onde? Fundação Cultural de Lages (R. Hercílio Luz, Centro de Lages)
Quanto? Gratuito
Horários? Segundas-feiras (das 14h às 17h) e de terças às sextas-feiras (das 9h às 12h e das 14h às 17h). 
Classificação? Livre

Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)