Ponte Hercílio Luz suporta e é aprovada em teste de carga


Ao todo, 48 caminhões com 20 toneladas cada, foram enfileirados sobre a ponte totalizando 960 toneladas de peso, representando 80% da carga máxima projetada. Reinauguração da ponte está marcada para o dia 30 deste mês.

Por LD,
Lages/SC

📷 Ricardo Wolffeenbuttel / SECOM

A noite de ontem, quarta-feira (18) e a madrugada desta quinta-feira (19) foram dias históricos para uma quase centenária ponte. A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi submetida a um teste de carga que marcou um dos atos mais importantes no processo de revitalização do local que está fechada desde o início da década de 1990 e garantiu que ela pode ser reaberta ao trânsito o que deve ocorrer após o dia 5 de janeiro, mas que será reaberta ao trânsito de pedestres no dia 30 de dezembro durante os atos cerimoniais de reinauguração do local.  


O teste começou no início da noite desta quarta-feira (18) e colocou sobre a ponte 48 caminhões com 20 toneladas cada um totalizando 960 toneladas, representando 80% da carga máxima projetada pela ponte no vão central. Inicialmente foram colocados 12 caminhões, sendo posteriormente mais 20 e encerrando com o restante dos caminhões já durante a madrugada. Todos estavam carregados com areia e argila.

O Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, esteve presente e vistoriou a obra juntamente com engenheiros responsáveis pela obra antes do início do processo de colocação dos caminhões sobre a ponte. “É um momento muito emocionante. Vai ser a restituição ao povo do nosso estado. É uma obra há muito tempo esperada e que vai impactar na mobilidade”, afirmou o governador em entrevista.

📷 Governador Carlos Moisés vistoria obra antes do início do teste de carga. (Foto:
Ricardo Wolffenbuttel / SECOM)

Retoques finais

A ponte Hercílio Luz após ser aprovada no teste de carga irá receber os retoques finais para a reinauguração no dia 30 de dezembro, como colocação de guarda-corpo, sinalização viária, entre outros itens. Mas alguns itens como a iluminação cênica que está sendo licitada deverá ficar pronta até março de 2020, prazo final de encerramento do contrato com a empresa responsável pela obra.

📷 Ricardo Wolffenbuttel / SECOM

Eventos marcarão a reinauguração da ponte

A entrega da Ponte Hercílio Luz aos catarinenses novamente será no dia 30 de dezembro, mas a programação de reinauguração do principal cartão postal de Santa Catarina irá durar uma semana. Até o dia 5 de janeiro de 2020, muitos atos serão realizados no local através do projeto Viva a Ponte.


Atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas serão apresentadas durante a programação do projeto que é uma ação integrada entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Catarinense de Esporte, Santur, Casa Civil, Secretaria Executiva da Casa Militar, Secretaria Executiva de Comunicação, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’