Educação Municipal: livro de memórias é lançado durante devolutiva de projeto escolar


“A produção deste livro é muito importante como material de consulta histórica à disposição dos estudantes da rede municipal de ensino de Lages” – professora formadora, Cristina Marcon.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
Lages/SC


📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

Uma iniciativa da Prefeitura de Lages, através da Secretaria da Educação, em parceria com o Museu da Pessoa, de São Paulo, com o Instituto Avisa Lá e com o patrocínio da Klabin, o projeto “Memória Local na Escola” foi desenvolvido em sala de aula, envolvendo estudantes do 4º e 5º Ano de 15 escolas municipais, no período de julho a dezembro deste ano, e a devolutiva ocorreu em evento realizado no Teatro Marajoara, na última sexta-feira (6 de dezembro).

 Entre os organizadores e parceiros deste projeto, estiveram presentes neste evento a secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk, a coordenadora das Séries Iniciais, Simone Feldhaus, e o diretor da Klabin, Antonio Carlos de Liz. O objetivo desse projeto é o resgate de histórias que os moradores contam de sua cidade, de seu bairro, as realidades, as lendas, o imaginário popular.

Em um primeiro momento os estudantes contaram as suas próprias histórias e os professores levaram para as salas de aulas biografias de personagens e personalidades históricas e em seguida as turmas escolheram cada qual um depoente, um morador, que contasse suas histórias.

Os depoimentos foram gravados e transcritos, transformando-se em histórias e ilustrações (desenhos feitos pelos próprios estudantes). Ambos estes trabalhos (redações e desenhos) foram editados e transformados em um livro: “Lages – Memórias da Princesa da Serra”.

Para Cristina Marcon que trabalha com a formação de professores das Séries Iniciais, a produção deste livro é muito importante como material de consulta histórica à disposição dos estudantes da rede municipal de ensino de Lages.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’