Apresentador e empresário estava internado em estado grave após cair de uma altura de quatro metros em sua casa e bater a cabeça em um móvel.

Por LD,
Lages/SC

📷 Gugu Liberato. (Foto: RecordTV / Divulgação)

Morreu aos 60 anos em Orlando, nos Estados Unidos, o apresentador e empresário Antonio Augusto Moraes Liberato, o Gugu. Ele estava internado desde a última quarta-feira (20) em estado grave em um hospital de Orlando após sofrer uma queda de uma altura de quatro metros quando tentava arrumar o filtro de um ar-condicionado de sua casa localizada em Windermere, a cerca de 30 quilômetros de Orlando, na Flórida.

O apresentador havia embarcado para Orlando na última terça-feira, 19, onde sua mulher e os filhos moram.

A informação da morte do apresentador chegou a ser noticiada durante o final da tarde de ontem, quinta-feira (21), mas foi negada em nota oficial emitida pela assessoria do apresentador horas mais tarde e que o estado de saúde de Gugu seria divulgado após o hospital emitir um boletim médico durante esta sexta-feira (22), o que não aconteceu até por volta das 21h, quando oficialmente foi divulgada a morte de Gugu.

Um neurologista brasileiro foi chamado nesta sexta-feira (22) e seguiu em direção a Orlando onde em conjunto com médicos do hospital atestou a morte encefálica do apresentador.

Não há ainda informações sobre velório e sepultamento. A família decidiu que todos os órgãos do apresentador serão doados.

Perfil

Antonio Augusto Moraes Liberato, nasceu em São Paulo no dia 10 de abril de 1959. Filho de Augusto Claudino Liberatdo, um caminhoneiro, e Maria do Céu Moraes, uma lavadeira. Deixa três filhos, João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 15, filhos de seu casamento com Rose Miriam.

Acidente

Gugu havia chegado na terça-feira em Orlando e na quarta-feira (20) subiu no sótão de sua casa para arrumar o ar-condicionado, quando o piso, que era de gesso, cedeu, e o apresentador caiu no chão da cozinha, lesionando a cabeça dos dois lados. O apresentador foi socorrido pela esposa que estava em casa no momento do acidente.

Ele foi internado em estado grave na UTI de um hospital em Orlando. Os familiares que moram no Brasil embarcaram para os Estados Unidos na manhã de quinta-feira (21), entre eles, a mãe Maria do Céu, de 90 anos.

Por volta das 19h30 (horário local), eles chegaram a Orlando para acompanhar de perto a evolução do quadro de saúde de Gugu. Muito abalada, ela chegou em uma cadeira de rodas, e foi recebida por Rose.

Trajetória

Um dos principais nomes da televisão brasileiro, Gugu começou a carreira ainda muito jovem. Com apenas 14 anos, iniciou sua trajetória de quase cinco décadas como assistente de palco de Silvio Santos, no SBT. Ele foi contratado após enviar dezenas de cartas para a emissora sugerindo diferentes programas para a emissora.

Em 1981, Gugu estreou como apresentador no SBT à frente do Sessão Premiada. Ao longo de quase três décadas na emissora, comandou grandes sucessos da emissora como o “Viva a Noite”, “Sabadão Sertanejo” e “Domingo Legal”, esse último por 17 anos. Sucesso nos anos 1990 e 2000 foi onde surgiu um dos maiores quadros do programa, o Banheira do Gugu, responsável por lançar celebridades como Solange Gomes e Nubia Olliver.

Em 2009, após 35 anos de SBT, o meio televisivo é surpreendido com a notícia da contratação de Gugu pela Record. Na emissora da Barra Funda, o apresentador comandou o “Programa do Gugu” por quatro anos e os realities “Power Couple Brasil” em 2018 e, atualmente apresentava a segunda edição do “Canta Comigo” que aliás está em exibição e tem a final marcada para o dia 4 de dezembro – todo o programa já está gravado.

Em 1987, o apresentador chegou a ser contratado pela Rede Globo, mas Silvio Santos foi pessoalmente à emissora carioca para conversar com Roberto Marinho – fundador da emissora – e após pagar uma multa milionária recontratou o apresentador.

Gugu chegou a cursar Odontologia, em Marília, mas largou o curso para se investir na carreira de seminarista.