São 14 estabelecimentos participantes que servem os mais variados pratos utilizando ao menos um dos itens da cultura local, como o pinhão e o queijo serrano.

Por CATARINAS COMUNICAÇÃO, ASSESSORIA DA CDL/ACIL
e DANIELE MENDES DE MELO da ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

A Festa do Pinhão é uma das mais tradicionais do sul do país. Isso muita gente já sabe. Mas o que é uma novidade neste ano dentro do Parque de Exposições do Conta Dinheiro, na 31ª Festa Nacional do Pinhão, é o Sabores de Lages.  Localizado no pavilhão atrás do Palco Nativista, este espaço gastronômico reúne o melhor e mais saboroso da gastronomia de Lages e da Serra Catarinense.

Organizado pelo Núcleo de Gastronomia de Lages, são 14 estabelecimentos participantes que servem os mais variados pratos utilizando ao menos um dos itens da cultura local, como o pinhão e o queijo serrano. Uma variedade de cardápios ao valor fixo de R$ 30,00.

De acordo com o coordenador do Núcleo Gastronômico, Ruan Rangel, uma das preocupações foi de disponibilizar uma estrutura confortável para todos os visitantes. “Temos também o chopp artesanal, o espaço conta com um estande que comercializa o legítimo chopp lageano, além de outras bebidas. O ambiente do Sabores de Lages tem capacidade para atender 150 pessoas”, comenta Ruan.

O intuito do Núcleo ao criar o espaço Sabores de Lages é de resgatar a identidade cultural da Serra, promovendo a tradição dos temperos e ingredientes típicos. A comercialização dos produtos ocorre por meio de caixas exclusivos. O público compra o tíquete e escolhe em qual restaurante deseja provar a culinária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gerente da Hamburgueria Hamgourmet, localizada no bairro Guarujá, Gustavo Luís de Oliveira, desempenha também a missão de diretor comercial da empresa. É responsável pelo atendimento e cozinha. O estabelecimento disponibiliza o HotDog de Linguiça Defumada e Mini Churros no Copo, que se trata de um hot dog no pão oito grãos, regado de cheddar caseiro, cebola crispy e salada coleslaw. Para acompanhar, mini churros com doce de leite caseiro.

Empolgado com a estreia do Festival na Festa do Pinhão, o profissional irá para o Parque todas as noites feliz e cheio de vontade de mostrar o melhor de Lages para aguçar o paladar dos visitantes. “Nossa expectativa é muito boa e é uma honra para a gente do Hamgourmet estar entre as 14 operações, todas escolhidas a dedo, pois todas oferecem um excelente trabalho”, diz.

Restaurante participantes:

·        Boka’s Serrano: Camarão à moda da Serra;
·        Boteco  Santa Fé: Pulled Pork do Joaquim;
·        Burguer da Joca: Hambúrguer com farofa de bacon e pinhão;
·        Hamgourmet:  Hot Dog de linguiça defumada e Mini Churros no copo
·        Hoshi Pokes e Sushis: Urumaki Serrano e Uramaki Filadélfia com jhow;
·        Liv In Café e Gastrobar: Quirera Campeira Liv In;
·        Pizza Pronta (Uniplac): Calzone de calabresa defumada com mix de queijos regionais;
·        Restaurante Apreciatta: Espaguete caseiro ao molho serrano;
·        Restaurante Bistrô: Carreteiro de frescal e pinhão
·        Restaurante Bom Apetite: Escondidinho de Pinhão;
·        Restaurante Galpão Capão do Cipó: Tilápia galponeira arroz ao dente e pirão de peixe com pinhão;
·        Santo Graal Restaurante: Batata recheada com paçoca de entrevero ou paçoca vegetariana
·        Z.M. Massas Caseiras: Sopa de agnoline com costela desfiada defumada e pinhão;
·        Cervejaria Princesa da Serra: Chopp Princesa da Serra nos estilos Pilsen, Weizen, Ipa, Vianna, Sout e Rauchbier