Unidade móvel passará por bairros e comunidades da área rural com serviços de orientação, acolhimento, rodas de conversa e informações sobre direitos e prevenção à violência.
Lages recebe, entre os dias 28 e 30 de setembro, o Ônibus Lilás, unidade móvel criada para ampliar o acesso das mulheres a informações, orientações e serviços relacionados à prevenção e ao enfrentamento da violência. A ação é promovida em parceria entre a Prefeitura de Lages e o Governo de Santa Catarina.
Durante a passagem pelo município, a equipe da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa será responsável pela organização e realização das atividades. A Secretaria Municipal da Saúde também participará da programação, por meio do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), com orientações sobre saúde feminina e os serviços disponíveis na rede pública.
A estrutura itinerante estará em diferentes regiões de Lages, incluindo bairros e localidades do interior. A proposta é aproximar os serviços públicos das mulheres que, muitas vezes, encontram dificuldades para se deslocar até os equipamentos de atendimento.
Além dos atendimentos individuais, a programação terá rodas de conversa, dinâmicas e orientações sobre direitos das mulheres, prevenção da violência doméstica e rede de proteção.
Atendimento reservado e acolhedor
O Ônibus Lilás possui espaços reservados para garantir privacidade durante os atendimentos individuais. A estrutura foi planejada para atender também comunidades rurais e possibilitar que as mulheres tenham acesso, de maneira discreta e humanizada, a informações sobre seus direitos e sobre os caminhos disponíveis para buscar ajuda.
Confira a programação do Ônibus Lilás em Lages
- 28 de setembro (segunda-feira)
📍 Caic Irmã Dulce, bairro Guarujá
⏰ Das 9h às 17h
A atividade terá apoio da Secretaria Municipal de Educação.
- 29 de setembro (terça-feira)
📍 Centro de Atendimento à Pessoa Idosa (Capi), bairro Várzea
⏰ Das 14h às 17h
- 30 de setembro (quarta-feira)
📍 Salto Caveiras
⏰ Das 14h às 17h
A ação fará parte da programação do projeto “Lageanas em Ação”.
A programação pretende criar espaços de escuta e orientação sobre violência contra a mulher, direitos, prevenção, saúde feminina e serviços públicos de proteção.
As mulheres de Lages são convidadas a participar das atividades e buscar informações sobre os serviços oferecidos durante a passagem do Ônibus Lilás pelo município.
.gif)

.gif)
Postar um comentário