Chuva intensa causa 29 ocorrências e afeta 19 bairros de Lages

Acumulado de aproximadamente 61mm em 24 horas provocou alagamentos, destelhamentos, deslizamentos e danos em imóveis de 19 bairros. 

Fotos: Defesa Civil de Lages / Divulgação

A chuva que cai em Lages desde o início da semana, provocou somente ontem, quarta-feira (12), 29 ocorrências em diferentes pontos do município, deixando aproximadamente 116 pessoas diretamente afetadas. O acumulado chegou a cerca de 61 milímetros em um período de 24 horas, segundo dados da Epagri/Ciram.

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil mobilizou equipes para atender as famílias atingidas e acompanhar as áreas consideradas mais vulneráveis. Ao todo, foram realizados 23 cadastros relacionados às ocorrências provocadas pelo temporal.

Os transtornos foram registrados em pelo menos 19 bairros de Lages: São Luiz, Pisani, Morro Grande, Guarujá, Petrópolis, Santa Helena, Santa Mônica, Gralha Azul, Ipiranga, Caroba, Centenário, Centro, Santa Maria, Promorar, Copacabana, Tributo, Guadalupe, Santa Catarina e Santa Rita.

Entre as situações atendidas pelas equipes municipais estão alagamentos, destelhamentos, deslizamentos, avarias em edificações e queda de muro.

Como medida emergencial, a Defesa Civil realizou a entrega de aproximadamente 90 metros quadrados de lonas para auxiliar na proteção provisória de imóveis atingidos.

Entre os atendimentos, uma ocorrência no bairro Santa Rita exigiu atenção especial. O imóvel apresentava condições de insalubridade e havia um bebê que necessitava de cuidados específicos de saúde.

Diante da situação, a equipe acionou profissionais da Secretaria de Assistência Social para garantir o acolhimento e a segurança da família.

Apesar do volume expressivo de chuva, o nível do rio Carahá permaneceu dentro da normalidade durante o monitoramento realizado na régua instalada na ponte da avenida Belisário Ramos, no cruzamento com a Rua Cirilo Vieira Ramos. A medição chegou a 3,08 metros.

Defesa Civil mantém monitoramento em Lages

As equipes municipais seguem acompanhando os pontos considerados críticos, os níveis dos rios e as condições meteorológicas para agir em caso de novas ocorrências.

A prefeita Carmen Zanotto destacou a mobilização das equipes municipais durante o período de maior intensidade das chuvas e o atendimento às famílias afetadas.

O secretário executivo da Defesa Civil, Paulo da Silva Ribeiro, o Sargento Ribeiro, reforçou que o monitoramento permanece contínuo e que as equipes estão mobilizadas em conjunto com outras secretarias municipais.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de Lages pelos telefones (49) 3019-7477, (49) 3019-7479 e 199. O plantão 24 horas atende pelo número (49) 99836-1702. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem