Agricultores familiares têm recursos para custeio e investimento através do Pronaf

0
O Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), feito pela Epagri, é um dos requisitos para acessar crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf). 

Por Iran Rosa de Moraes da PML

Fotos: Iran Rosa de Moraes / PML

O escritório municipal da Epagri, que funciona junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, através de convênio firmado com a Prefeitura de Lages, elaborou, em 2025, 104 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF). Com o CAF os agricultores podem acessar crédito disponível via Pronaf.

Em Lages, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca apoia a Agricultura Familiar na realização de feiras semanais, bem como tem assessorado, incentivado e apoiado a Associação da Agricultura Familiar (Agrilages).

“Hoje a Agrilages participa de chamadas públicas de fornecimento de produtos agrícolas para vários programas, entre os quais o Programa Nacional de Alimentação Escolar. E no final de 2025, por determinação da prefeita Carmen Zanotto, a Agrilages ganhou um terreno em área industrial para instalação de uma unidade de processamento de alimentos”, destaca o secretário municipal, Pedro Donizete de Souza.

Outro importante incentivo recebido pela associação vem do Projeto Agrifor, elaborado e executado pelo IFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. “O Agrifor destina recursos em torno de R$ 5 milhões para capacitação técnica dos agricultores na área de olericultura e para investimento em infraestrutura produtiva, como por exemplo, abrigos para canteiros de hortaliças”, conclui o secretário.


Recursos acessados via Pronaf em 2025

Em Lages, ao longo do ano de 2025 foram firmados 301 contratos de financiamento via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), totalizando R$ 152.200.000,00 em recursos utilizados para custeio e investimento, seja para a produção agrícola, infraestrutura das propriedades rurais ou para a compra de implementos e maquinários (dados do Banco Central do Brasil).

Parte desses recursos para crédito rural do Pronaf foi destinada aos agricultores familiares de Lages.



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)