Prefeitura de Lages avança na qualificação do Turismo Rural e fortalece desenvolvimento econômico no campo

0
Curso é direcionado a produtores rurais e a trabalhadores do campo e seus familiares que desejam diversificar suas atividades, agregar valor às propriedades e ingressar ou se estruturar no segmento do Turismo Rural. 

Por Ari Junior da PML

Arte: João Francisco Custódio Maciel / PML

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal do Turismo, segue avançando na potencialização do Turismo Rural como estratégia de desenvolvimento econômico sustentável, geração de renda e valorização do meio rural. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Lages, o Município promoverá, nos dias 21 e 22 de janeiro, o curso “Turismo Rural: Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios”. A capacitação, totalmente gratuita, será realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala de treinamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, centro da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link Curso Turismo Rural - Módulo I.

Mobilização de comprovação do comprometimento da administração pública municipal com a profissionalização e o incentivo ao setor turístico no interior, o curso está direcionado a produtores rurais e a trabalhadores do campo e seus familiares que desejam diversificar suas atividades, agregar valor às propriedades e ingressar ou se estruturar no segmento do Turismo Rural. A proposta é estimular novos negócios, estender a permanência das famílias no campo e promover a integração entre turismo, cultura local e preservação ambiental.

Durante a capacitação, os participantes terão acesso a conteúdos, como, os conceitos e fundamentos do Turismo Rural, identificação de oportunidades de negócios, preparação das propriedades para receber turistas, planejamento de infraestrutura e serviços de hospitalidade, além de orientações sobre legislação, gestão de empreendimentos turísticos rurais e etapas de planejamento e implantação da atividade.

De acordo com a secretária do Turismo, Ana Vieira, a iniciativa atende a uma diretriz da prefeita Carmen Zanotto, e prioriza o turismo como vetor de desenvolvimento regional. “Estamos investindo na qualificação dos produtores e trabalhadores rurais para que o Turismo Rural se consolide como uma alternativa econômica viável, sustentável e alinhada às potencialidades da Serra Catarinense.” E completa: “Trata-se de uma oportunidade concreta para quem deseja transformar sua propriedade em um espaço de experiência turística, gerando renda, fortalecendo a identidade cultural e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Lages e da região serrana.”

A ação integra o conjunto de políticas públicas da Prefeitura de Lages inerentes ao fomento do turismo, com enfoque na interiorização do desenvolvimento, empreendedorismo rural e na valorização das potencialidades locais.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)