Chuvas provocam alagamentos e deslizamentos em áreas da Grande Florianópolis, Oeste e Norte do SC

0
Santa Catarina está em alerta para chuvas intensas desde às 12h desta segunda e segue até às 23h59 desta terça-feira (30). 

Fotos: CBMSC e PMRv / Divulgação


As chuvas registradas na tarde desta segunda-feira (29) mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para atendimentos emergenciais em municípios da Grande Florianópolis. Até o início da noite, foram contabilizadas cinco ocorrências diretamente relacionadas às precipitações, com maior concentração no município de Palhoça.

O primeiro chamado foi recebido por volta das 16h45. A partir desse horário, as guarnições atuaram em situações de alagamento e apoio preventivo, principalmente em áreas residenciais e vias urbanas afetadas pelo acúmulo de água.

Em Palhoça, os bombeiros prestaram auxílio em uma residência inundada com risco estrutural, apoiaram a retirada segura de uma moradora de sua casa e atenderam o proprietário de um veículo atingido por alagamento na região da Pinheira. Já em Florianópolis, houve atendimento em área com inundação no bairro Armação do Pântano do Sul e apoio a um condutor cujo veículo ficou próximo de ser submerso na região central da cidade.


Segundo o CBMSC, nenhuma das pessoas atendidas apresentou necessidade de encaminhamento hospitalar. No momento, o volume de chuva diminuiu e não há registros de novas ocorrências em andamento. As equipes seguem em estado de atenção, monitorando as áreas mais vulneráveis e prontas para resposta caso as condições climáticas se agravem novamente.



Já a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) atendeu a uma ocorrência de desmoronamento na região do Morro das Madeireiras, na SC-401 no sentido Norte da ilha, ficando o trânsito em meia pista, porém liberada por volta das 21h40. Na SC-405, houve registro de alagamento, sendo feito desvio por dentro da base aérea. 


Outros pontos de SC


Houve registro de fortes chuvas também na região Oeste do Estado, com alagamentos em alguns pontos de Chapecó, assim como também registro de deslizamento de rochas na SC-480 na altura do km-164, deixando o tráfego em meia pista. 

Em Treze Tílias, houve registro de queda de barreiras, com tráfego em meia pista na SC-355 nos KM's 96 e 98. 


Já em Joinville, no Norte do Estado, houve também registro de deslizamento de rochas e vegetação sobre a terceira faixa da SC-418 no km-26, fazendo com que os motoristas redobrassem a atenção. 


Previsão do tempo para os próximos dias em Santa Catarina

A instabilidade atmosférica segue influenciando o tempo em Santa Catarina nos próximos dias, com variação de nebulosidade, pancadas de chuva e risco pontual para temporais, especialmente nas regiões parte leste do Estado. 

A terça-feira (30) será marcada por nebulosidade variável e ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia, com maior probabilidade durante a madrugada e novamente entre a tarde e a noite. Há risco de temporais isolados, acompanhados de rajadas de vento e eventual queda de granizo. No Litoral catariennse, a chuva tende a ser mais persistente e volumosa, com atenção especial para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

As temperaturas apresentam leve declínio em relação aos dias anteriores, com máximas abaixo dos 30°C na maior parte do estado, ainda com sensação de ar abafado. Os ventos sopram de nordeste nas regiões do Oeste ao Sul e de sudeste nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada. A instabilidade é favorecida pelo calor, pela elevada umidade e pela atuação de uma área de baixa pressão no Leste do estado.

Para a quarta-feira (31), último dia do ano, o sol aparece entre nuvens em Santa Catarina. A partir da tarde e durante a virada do ano, voltam a ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados, típicos do verão.

As temperaturas ficam entre 27°C e 31°C, mantendo a sensação de abafamento. O vento predomina de nordeste, com intensidade fraca a moderada. A recomendação é de atenção para eventos pontuais de chuva intensa, especialmente durante a noite.






Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)