Ação entre 30 de novembro e 1º de dezembro na Vigilância Epidemiológica, com testes rápidos, vacinação, orientação e acolhimento.
Por Silvana Mateus da PML
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde irá realizar uma mobilização de 24 horas de serviços ininterruptos. Começará à meia-noite de domingo (30 de novembro), prolongando-se até a meia noite de segunda-feira (1º de dezembro). Com o tema “A vida é mais forte que o HIV”, a iniciativa intensifica a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo.
O público será recebido na Vigilância Epidemiológica municipal, localizada na Praça Leoberto Leal, ao lado do prédio da Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade. No local, a população poderá acessar, a qualquer hora do dia, uma série de atendimentos essenciais - Testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites B e C), atualização vacinal, orientações de prevenção e acolhimento individualizado -, assegurando suporte integral a quem procurar o serviço.
O atendimento será conduzido por uma equipe multiprofissional preparada para oferecer informação qualificada e cuidado humanizado. O número de telefone para contato é (49) 3251-7626.
A mobilização integra as ações da campanha nacional Dezembro Vermelho e atesta a responsabilidade do Município com o enfrentamento do vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promoção da saúde e com a construção de uma comunidade mais informada, acolhida e protegida.
Objetivo de facilitar o acesso da comunidade à saúde e incentivar que mais pessoas realizem seus exames e esclareçam dúvidas, reduzindo obstáculos que muitas vezes dificultam a busca por atendimento. “A orientação da prefeita Carmen Zanotto é clara: Ampliar o cuidado, estar perto das pessoas e oferecer serviços que realmente façam a diferença no dia a dia da população. Por isto realizamos esta ação de 24 horas, para que ninguém fique sem atendimento e o diagnóstico precoce e o cuidado contínuo sejam realidade para todos”, explica a secretária da Saúde, Susana Zen.
Para conhecimento: HIV, palavra em inglês que, em português, quer dizer Vírus da Imunodeficiência Humana; Aids, palavra inglesa; em português, quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.


%20(1).gif)
.gif)