Serra Catarina um dos maiores festivais de inverno do Brasil, inicia neste sábado em Lages

0
Evento impulsiona cultura, turismo e comércio e se consolida como uma das principais vitrines da Serra Catarinense. 

Por Lizzi Borges da Catarinas Comunicação
22/08/2025 — 18:58

Fotos: Arquivo Serra Catarina / Divulgação

A Serra Catarinense se prepara para viver mais uma edição de um dos maiores festivais de inverno do Brasil. O Serra Catarina Festival de Inverno começa oficialmente neste sábado (23), às 10h30, em Lages, com uma programação cultural na Praça João Costa, e seguirá até o dia 27 de setembro, mobilizando 18 municípios da região.

Criado em 2016 pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, o festival se consolidou como uma plataforma que reúne cultura, música, arte, gastronomia, esportes, turismo e comércio em uma extensa programação de inverno. Mais do que uma agenda de atrações, o evento se tornou um catalisador de desenvolvimento para a Serra Catarinense, estimulando a circulação de visitantes, fomentando os pequenos negócios e dando visibilidade a talentos locais.

O Serra Catarina proporciona experiências diversificadas: de apresentações musicais e feiras de artesanato a encontros culturais, atividades esportivas e gastronômicas. Além da valorização das manifestações artísticas, o evento também tem caráter inclusivo, promovendo atividades acessíveis a diferentes públicos e fortalecendo o sentimento de pertencimento comunitário.

A coordenadora do festival, Rosani Pocai, destaca que a abertura em Lages será um convite para toda a região celebrar a cultura serrana. “O Serra Catarina é feito para todos. É um festival que une música, dança, arte, sabores e tradições, mas também movimenta a economia, fortalece o comércio e dá visibilidade aos pequenos negócios. Esperamos lageanos, serranos e turistas neste sábado para vivermos juntos um dia especial no Calçadão da Praça João Costa”, afirma.


Lages abre programação com arte, música e sabores da Serra

A etapa de Lages será marcada pelo Invernia Cultural, das 10h às 20h30, transformando a Praça João Costa em um grande palco a céu aberto. O público poderá acompanhar desde as primeiras horas apresentações como a Escola de Gaiteiros e a ASDEF, além do já tradicional Piano na Praça com Gláucio Maciel, que enche o centro da cidade de emoção e boas lembranças. À tarde, a programação segue com shows de Dani Porto, apresentações de danças da ASdef o brilho instrumental do Sax & Jazz e Fábrica de Gaiteiros.

A programação encerra com show de Louise Lucena Trio, às 19h30. Cantora lageana, Louise cresceu cercada pela música e hoje apresenta um trabalho intimamente ligado à história da Serra Catarinense. No palco, ela promete emocionar o público com um repertório que mescla grandes sucessos de seu irmão, o saudoso compositor Daniel Lucena, com arranjos próprios que resgatam a tradição e a identidade serrana. O show é aguardado como um dos momentos mais especiais da abertura.

Além das atrações musicais, o público encontrará uma verdadeira experiência cultural e gastronômica, com feira de artesanato, cervejarias artesanais, food trucks, roda de chimarrão, vinhos da serra e produtos regionais. Uma programação diversificada, pensada para encantar moradores e turistas que buscam vivenciar a essência da Serra Catarinense.


Etapas seguem até o dia 27 de setembro

Após a abertura, o festival segue para Otacílio Costa no dia 30 de agosto, São Joaquim em 13 de setembro e Urubici em 20 de setembro. O encerramento retorna a Lages em 27 de setembro, com uma grande celebração marcando o fim das etapas oficiais. Durante todo o período, diferentes municípios da Serra terão programações próprias alinhadas ao festival, ampliando ainda mais o alcance cultural e turístico.

O Serra Catarina Festival de Inverno só é possível graças à união de forças e à confiança de entidades que acreditam no potencial transformador do projeto. A realização é da CDL Lages, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, Uniplac e Credicomim, além do apoio do Sebrae/SC, Prefeitura de Lages, Amures, Conserra e Polícia Militar de Santa Catarina. Juntos, esses parceiros tornam viável uma programação que valoriza a cultura, movimenta a economia e projeta a Serra Catarinense como referência nacional em turismo de inverno.





Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)