Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira (27).
27/08/2025 — 19:54
Santa Catarina registrou um avanço de 6,1% na atividade econômica no primeiro semestre de 2025, o maior crescimento do Brasil, ao lado do Paraná. Os dados, divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira (27), têm como base o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), considerado uma prévia do PIB.
O resultado coloca o estado muito acima da média nacional, que foi de 3,2% no período. Entre os fatores que impulsionaram esse desempenho estão a indústria diversificada, a força do agronegócio, o turismo e uma logística eficiente, segundo o governo estadual.
O governador Jorginho Mello atribui o avanço ao ambiente favorável aos negócios. “O estado é um modelo para o Brasil em captar investimentos, gerar empregos e oferecer a melhor segurança. Como resultado, mais empresas e pessoas investem aqui, fazendo a nossa economia avançar”, afirmou.
O desempenho catarinense supera estados como São Paulo (1,4%), Rio de Janeiro (1,7%) e Rio Grande do Sul (0,6%). No ranking do IBCR, Pará (5,6%) e Goiás (5,4%) aparecem logo após SC e Paraná.
Além da expansão geral da economia, os principais setores produtivos do estado também tiveram resultados expressivos. O comércio cresceu 6,2% no volume de vendas, frente à média nacional de 1,8%, ficando entre os primeiros do país. Os serviços avançaram 4,6% (contra 2,5% no Brasil) e a indústria subiu 4,4%, mais do que o dobro da média nacional (1,2%).