Vítima fatal era o empresário José Germano Luchmann, ex-presidente do Aeroclube de Santa Catarina e fazia o trajeto de retorno de Lages em direção a Blumenau, no Vale do Itajaí.
17/08/2025 — 23:24
![]() |
Fotos: CBMSC / Divulgação |
Um acidente aéreo registrado no fim da tarde deste domingo (17) em Bom Retiro, na Serra Catarinense, mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), do SAMU e da Polícia Militar. A queda envolveu um monomotor de pequeno porte, prefixo PU-KFR, em um terreno da propriedade na localidade de Caneleira às margens da SC-110.
De acordo com o CBMSC, o chamado foi recebido por volta das 17h10. No local, os socorristas confirmaram duas vítimas. Uma mulher, de 49 anos, foi encontrada encarcerada na parte inferior da aeronave, apresentando múltiplos ferimentos, incluindo fraturas expostas nas pernas, fratura de pelve e traumatismo cranioencefálico. Apesar da gravidade, ela foi retirada rapidamente sem necessidade de ferramentas de desencarceramento, recebeu atendimento inicial no Hospital de Bom Retiro e, posteriormente, transferida para a emergência do HNSP, em Lages, em estado crítico.
A segunda vítima, um homem de 61 anos, identificado posteriormente como sendo José Germano Luchmann, ex-presidente do Aeroclube de Santa Catarina, não resistiu aos ferimentos e teve a morta constatado ainda no local. Seu corpo foi retirado da aeronave com uso de técnicas especializadas de resgate, devido à necessidade de segurança diante do significativo vazamento de combustível.
continua depois da publicidade
A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Científica, responsável pelos procedimentos periciais. Segundo relatos de testemunhas, a aeronave já estava caída no momento em que foi avistada, e há indícios de que o acidente tenha ocorrido pelo menos meia hora antes da solicitação do socorro. Há também a suspeita de que a queda tenha acontecido durante manobra de pouso ou decolagem em uma pista localizada em propriedade vizinha.
As causas do acidente ainda serão investigadas.