Órgão abre canal oficial para devolução de valores e revela que mais de 98% dos segurados que já fizeram a verificação, não reconhecem os descontos; escândalo pode ultrapassar R$ 3,5 bilhões.
14/05/2025 — 22:44
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vive um dos maiores escândalos da sua história recente. Mais de 473 mil aposentados e pensionistas já contestaram, oficialmente, descontos indevidos feitos por entidades associativas diretamente nos benefícios pagos pela Previdência Social. A denúncia envolve mais de 9 milhões de segurados notificados e pode representar prejuízos superiores a R$ 3,5 bilhões.
Descontos indevidos em aposentadorias: o que está acontecendo?
A fraude veio à tona com a deflagração de uma operação conjunta entre o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Dataprev, no fim de abril de 2025. As investigações apontam que entidades associativas descontaram mensalidades sem autorização dos segurados. Com isso, valores de aposentadorias e pensões foram reduzidos ilegalmente, atingindo milhões de beneficiários em todo o país.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, foram identificadas 41 entidades com suspeitas de envolvimento, que agora têm 15 dias úteis para comprovar, com documentos, a autorização dos descontos. Caso não o façam, deverão ressarcir os valores ao Tesouro Nacional, que depois devolverá os montantes diretamente aos beneficiários.
Como saber se você foi vítima dos descontos indevidos do INSS?
A verificação pode ser feita de forma simples e gratuita. O INSS disponibilizou o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, acessível via:
- Aplicativo Meu INSS
- Site oficial do Meu INSS (meu.inss.gov.br)
- Central telefônica 135
Se o beneficiário identificar descontos que não reconhece, pode abrir um requerimento de contestação, também por esses canais. A recomendação oficial é não responder a contatos de terceiros ou clicar em links suspeitos. O INSS reforça que não realiza ligações ativas para esse tipo de procedimento.
Mais de 480 mil requerimentos já foram abertos
No primeiro dia de funcionamento da nova plataforma, foram registrados 480.660 pedidos de análise, sendo 473.940 contestações (98,6%) por parte de segurados que não reconhecem os descontos. Apenas **1,4% confirmaram vínculo com as entidades.
A maior parte dos requerimentos (93,7%) foi feita digitalmente pelo Meu INSS. A Central 135 recebeu 30.234 chamadas relacionadas ao caso.
Sem prazo para contestar: todos serão ressarcidos
Gilberto Waller afirmou que não há prazo limite para abrir a contestação, garantindo que todos os segurados serão ressarcidos, mesmo que a apuração demore. O valor contestado individualmente será auditado após a apresentação da documentação pelas entidades.
Caso os documentos não sejam válidos ou a autorização não seja confirmada, a entidade poderá restituir os valores via Guia de Recolhimento da União (GRU), para posterior repasse aos beneficiários.
R$ 3,5 bilhões sob suspeita e valores já bloqueados
Até o momento, R$ 1 bilhão foi apreendido em contas bancárias das entidades envolvidas. A AGU já solicitou o bloqueio de mais R$ 2,5 bilhões, enquanto a Dataprev ainda não divulgou o valor total contestado pelos mais de 473 mil segurados.
A expectativa é que o número de contestações cresça nas próximas semanas, conforme mais pessoas tenham acesso ao serviço.
Atendimento presencial segue restrito
Apesar da alta demanda, o INSS afirmou que não há, por ora, necessidade de ampliar o atendimento presencial. A autarquia segue monitorando a situação para avaliar, futuramente, a utilização de agências da Caixa Econômica Federal ou dos Correios como parceiros no atendimento.
Atualmente, o INSS está presente fisicamente em cerca de 800 dos mais de 5.500 municípios brasileiros.
Fique atento: como evitar novos golpes
Com a repercussão do caso, o INSS alerta para possíveis tentativas de golpe contra aposentados e pensionistas. Veja dicas para se proteger:
- Nunca informe seus dados pessoais por telefone ou redes sociais.
- O INSS não liga para pedir confirmação de dados.
- Realize todos os procedimentos exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pela Central 135.