Jovem atleta de Lages sobe ao pódio nas três modalidades do Fenaj em Florianópolis e se torna a 3ª melhor enxadrista do Brasil até 16 anos.
Por Rafael Araldi* da PML
12/05/2025 — 20:37
![]() |
Foto: Lages Xadrez Clube / Divulgação |
A enxadrista lageana Alice Lara Biasi Pavão, de 15 anos, brilhou no cenário nacional ao conquistar duas medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Xadrez 2025. A competição integra o Festival Nacional da Juventude (Fenaj) e foi realizada em Florianópolis, no Hotel Canasvieiras Inn, reunindo 240 atletas de 20 Estados brasileiros.
Ao representar a equipe Lages Xadrez Clube/FME, Alice, que é beneficiária do Programa Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (FME), foi destaque absoluto ao subir ao pódio nas três modalidades do torneio: Bronze no Clássico (partidas de quatro horas), bronze no Blitz (partidas de dez minutos) e um 5º lugar no Rápido (30 minutos). Com estes resultados, ela garantiu o status de 3ª melhor enxadrista do Brasil em sua categoria etária.
Alice é figura conhecida no esporte lageano: Capitã da equipe da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e maior medalhista do município na competição estadual, com dez medalhas conquistadas entre 2022 e 2024. Sua conquista teve um gosto especial por acontecer justamente no Dia das Mães - 11 de maio. A mãe da atleta, Micheli Lara, que acompanhou a filha na capital catarinense, celebrou emocionada. “Foi um dia muito especial, pois ter a dádiva de, no Dia das Mães, ganhar o presente de ver a filha conquistar o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez, é maravilhoso”, declara.
Além de Alice, outros quatro enxadristas da equipe lageana também participaram do evento nacional:
- Pietro Zottis - 43º no Clássico e 13º no Blitz
- Gabriel C. dos Santos - 40º no Clássico, 37º no Rápido e 26º no Blitz
- Lucas Buss Coutinho - 22º no Clássico, 19º no Rápido e 19º no Blitz
- Miguel Batalha Ferro - 31º no Rápido e 36º no Blitz
A próxima etapa será o Campeonato Continental de Xadrez, a ser realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 23 e 31 de maio, com vagas em disputa para a Copa do Mundo de Xadrez.