Seplam conta com o protagonismo dos servidores para traçar metas no plano de gestão

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Entre as prioridades da pasta constam o aumento da produtividade, digitalização de processos e desburocratização dos serviços. 

Por Silviane Brum da PML
15/02/2025 — 18h02

Secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Lages, Malek Dabbous. (Fotos: Fábio Pavan / PML)


Alinhar as estratégias de gestão com as pessoas que fazem o serviço público acontecer e aplicar uma Metodologia de Planejamento Participativo. Assim foi a tarde desta sexta-feira (14) para a equipe de cerca de 50 servidores da Secretaria Municipal do Planejamento e Mobilidade Urbana (Seplam) e da Diretoria de Trânsito (Diretran).

Aproveitando que não houve atendimento ao público devido aos trabalhos de dedetização do prédio da Seplam, o secretário Malek Rau Dabbous reuniu os servidores efetivos e comissionados para uma tarde de capacitação, como maneira de conhecer melhor a equipe, as demandas, os problemas, assim como elencar os desafios e pensar em soluções em curto, médio e longo prazo. “A nossa gestão quer ouvir o servidor de carreira, envolver as pessoas e, de fato, conhecer melhor a capacidade e potencial de cada um”, destaca o secretário.

Com a aplicação da Metodologia de Planejamento Participativo (Metaplan) – técnica destinada a promover o envolvimento das pessoas nas discussões, esclarecer dúvidas, gerenciar conflitos e levar o grupo a alcançar, de forma consistente, os objetivos propostos para discussão – os servidores tiveram seu protagonismo evidenciado dentro das competências de cada um. “Ainda não tínhamos conseguido conversar com todos e esses momentos de diálogo são fundamentais para o bom andamento dos serviços. Queremos construir o plano e as ações de forma conjunta, para que todos participem do processo e da melhor forma possível”, explica.




Para isso, um painel dinâmico foi construído a muitas mãos, com o intuito de destacar os desafios da Seplam pelo ponto de vista dos servidores. “Com as rodadas de conversa conseguimos traçar, juntos, os objetivos e estratégias para a nossa secretaria, bem como entender as perspectivas de futuro de cada membro da nossa equipe”, diz o secretário Malek.

Com base no que foi construído neste Metaplan, em breve haverá a estruturação de um plano de ação efetivo para acompanhar a evolução dos objetivos traçados ao longo do tempo. Durante o encontro, o secretário Malek também destacou as prioridades do plano de gestão da pasta que constam o aumento da produtividade, digitalização de processos e desburocratização dos serviços. “Queremos gerar benefícios para o cidadão em relação à melhoria no atendimento, melhoria na fiscalização, na velocidade da aprovação dos alvarás, entre outras tantas frentes que visem a agilidade no tempo-resposta dos serviços prestados”, enfatiza.








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