35ª edição da Festa Nacional do Pinhão terá novidades com ênfase na valorização do tradicionalismo

0
Evento está previsto para ocorrer entre os dias 13 e 22 de junho, no Parque Conta Dinheiro, e edital deve ser divulgado nos próximos dias. 

10/02/2025 — 20h15


Fotos: Fábio Pavan / PML

Um dos eventos mais aguardados do Sul do Brasil sem dúvidas é a Festa Nacional do Pinhão, quando milhares de pessoas vem até Lages para curtir shows nacionais de grandes nomes da música brasileira, mas também conhecer um pouco mais sobre a gastronomia típica com pratos à base de pinhão, curtir os bailes e toda a cultura da Serra Catarinense, e apesar que nos últimos anos o tradicionalismo possa ter sido deixado um pouco de lado no evento, a intenção da gestão atual da prefeita Carmen Zanotto (Cidadania) e do vice-prefeito Jair Junior (Podemos) é de resgatar as raízes do evento e valorizar ainda mais a cultura e o tradicionalismo lageano e isso será evidenciado através do edital da edição deste ano que deverá ser lançado nos próximos dias.

Além do edital para a escolha da empresa que irá organizar a 35ª Festa Nacional do Pinhão, prevista para ocorrer entre os dias 13 e 22 de junho, no Parque Conta Dinheiro, o regulamento de escolha da nova realeza do evento deverá ser divulgado nos próximos dias pela gestão municipal, mas alguns pontos já foram antecipados pela prefeita Carmen Zanotto durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (10) no auditório do Mercado Público de Lages, veja alguns destes pontos, abaixo: 

Retorno dos CTG's ao Parque Conta Dinheiro 

Após alguns anos afastados da Festa Nacional do Pinhão, a edição deste ano do evento deverá marcar o retorno efetivo dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) ao Parque Conta Dinheiro, através de apresentações artísticas que deverão ocorrer no Palco Cultural que também retorna nesta edição, e desta vez, será instalado dentro do pavilhão do Shoppinhão. Além disso, haverá um tratamento diferenciado para os membros dos respectivos CTGs, que comercializarem lá dentro do espaço. 

"A festa é do município de Lages e de todos os lageanos. Queremos a Festa Nacional do Pinhão com nossa identidade e, para isso, conversamos com muitos segmentos que reclamavam, com razão, da falta de oportunidade de estar dentro do parque", enfatiza a prefeita Carmen Zanotto. 


Marca "Festa do Pinhão"

Uma das mudanças no edital será que a marca "Festa do Pinhão" que antes era cedido à empresa vencedora da licitação, não será mais feito, ficando o registro exclusividade e o seu fortalecimento a cargo da própria Prefeitura de Lages, que também cuidará das redes sociais, inclusive tendo sido lançado nesta segunda (10) o perfil @euvounafesta no Instagram. 

"A partir deste ano a marca oficial do evento será de uso exclusivo do Município, bem como a gestão das redes sociais. A empresa vencedora da licitação terá o direito de utilizar todos os recursos de comunicação, porém nenhuma peça publicitária sobre o evento será publicada, por exemplo, sem antes passar pelo setor de comunicação da prefeitura", destaca a prefeita. 


Sapecada e Recanto do Pinhão 

Assim como era nos anos anteriores, as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense, assim como também, o Recanto do Pinhão, no Centro de Lages, continuarão sobre o guarda-chuva da Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural de Lages (FCL). 

Realezas 

A prefeita Carmen Zanotto também anunciou novidades que envolvem um dos concursos mais desejados por jovens mulheres lageanas todos os anos, o concurso de escolha da realeza da Festa Nacional do Pinhão, que neste ano passa a ser para mulheres na faixa etária de 18 a 29 anos, ou seja, quatro anos a mais do que em anos anteriores, quando ficava restrito a jovens de 18 a 25 anos. "Nossas mulheres são belas em todas as fases da vida e essa ampliação no limite de idade, a exemplo de festas de outras cidades, vem a somar para o sucesso do evento", comenta Carmen Zanotto. 

Na coletiva, também foi divulgado que está em fase de estudo, a possibilidade da coroação da nova realeza (36ª Festa Nacional do Pinhão) acontecer no encerramento do Recanto do Pinhão, assim como ocorre em outras festas, como por exemplo, a Oktoberfest de Blumenau, que define as suas soberanas no último dia de festa e, assim, otimizando o tempo de divulgação do evento subsequente. 


A Festa Nacional do Pinhão 2025 ocorre entre os dias 13 e 22 de junho no Parque Conta Dinheiro em Lages, e você acompanhará todas as novidades deste evento aqui no Lages Diário, que completará 11 anos de cobertura deste que é um dos maiores eventos do Sul do Brasil. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)