Apesar de estar atuando como líder da monarquia britânica desde a morte da Rainha Elizabeth II em setembro de 2022, ele se tornará oficialmente rei no próximo fim de semana.
03/05/2023 — 19h42
Após praticamente oito meses da morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, no próximo sábado (6), o Rei Charles III, de 74 anos, será oficialmente coroado em cerimônia que ocorrerá na Abadia de Westminster, em Londres.
Rei Charles III será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. Antes de ler o juramento, o novo rei será ungido com óleos aromáticos, em cerimônia que envolve músicas e leituras.
Tal cerimônia reunirá centenas de personalidades e chefes de estado, entre eles, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que representará o país na cerimônia. Além disso, milhares de pessoas estarão concentradas nas ruas de Londres no entorno da Abadia e também do Palácio de Buckingham, inclusive já há pessoas acampadas no local desde o início da semana.
O Rei Charles III será o herdeiro do trono britânico que esperou mais tempo para ser coroado, afinal, a Rainha Elizabeth II assumiu a monarquia em 1952, sendo a mais longeva da história da coroa britânica. Ela morreu aos 96 anos no dia 8 de setembro de 2022 no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois de cumprir 70 anos de reinado.
O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão.