Morre aos 77 anos, Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil

0
Foram 57 anos de carreira e diversos sucessos lançados.

09/11/2022 — 13h06

Foto: Divulgação

Morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, a cantora Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil e considerada a musa do tropicalismo, movimento que se destacou entre os anos de 1970 e 1980. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Ela havia dado uma pausa nos shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo da fossa nasal direita. 

Nascida em 26 de setembro de 1945 em Salvador, Maria da Graça Costa Penna Burgos, popularmente conhecida como Gal Costa, se tornou um dos expoentes da MPB com diversos sucessos lançados ao longo de 57 anos de carreira, algumas inesquecíveis como "Baby", "Meu Nome é Gal", "Chuva de Prata", "Meu bem, meu mal" e "Pérola Negra", por exemplo.

"Baby" foi lançada em 1968, três anos após o início da carreira como cantora da ainda Maria da Graça. A canção escrita por Caetano Veloso, 80, originalmente para a irmã Maria Bethânia, acabou sendo lançado por Gal em disco e a projetou no álbum-manifesto Tropicália, assim como "Divino Maravilhoso", que também se destacou na fase tropicalista.

Ao longo das décadas de 1960 e 1970, Gal lançou sucessos como "Que Pena (Ela já não gosta mais de mim)", "Cinema Olympia" e "Meu Nome é Gal", esta última, numa união entre a Jovem Guarda, representada por Roberto e Eramos Carlos e a sua Tropicália.  

O repertório ao longo dos anos contou com várias músicas escritas por Gil e Caetano, mas também foi incluindo outros grandes nomes da música brasileira, como Cazuza em "Brasil", de 1998; Michael Sullivan e Paulo Massadas em "Um dia de domingo", de 1985; e um dos trabalhos mais recentes, com Marília Mendonça (1995-2021), na canção "Cuidando de Longe", de 2018. 

Foram mais de 40 álbuns lançados, entre discos de estúdio e ao vivo. 

Gal Costa estava em turnê desde outubro do ano passado com o show "As Várias Pontas de Uma Estrela", no qual revisitava sucesso dos anos 1980 do cancioneiro da MPB. Além de rodar o Brasil, ela tinha uma turnê pela Europa prevista para este mês. 

Ela deixa o filho Gabriel, de 17 anos. 


Diversa Pop está no FacebookTwitterInstagram e no Whatsapp, você recebe as notícias publicadas aqui em primeira mão. Acesse aqui para participar do nosso grupo. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)