Fundação Cultural apoia trabalho literário de Vera Regina Ramos

0
Aos 83 anos de idade, Vera Regina Ramos Almeida lança seu primeiro livro com memórias da infância na Coxilha Rica. 

Por Fabrício Furtado da FCL

📷 A escritora Vera Regina Ramos ao lado do superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi. (Foto: FABRÍCIO FURTADO / FCL)

LAGES — Em 10 de setembro de 2021, a escritora Vera Regina Ramos Almeida completará 83 anos de idade. Ela é nascida na Coxilha Rica em uma época que a história de Lages já era extensa e notória no país. Ao saber um pouco do que há em seu primeiro trabalho literário, a escritora conta que nunca teve a ideia de escrever um livro. “Culpa da minha família, dos meus filhos. A cada encontro familiar, era só juntar gente, que alguém dizia para eu escrever um livro. Bom, aí está!”. 


A frase é tão assertiva quanto a memória de Vera. Lembranças de nomes, situações, locais fluem rapidamente ao verbalizar, e, no livro, a viagem a um passado que se assemelha a história dos lageanos só não é completa, pois a voz da artista não está ali. Porém, “Narrativas do Ontem” é uma leitura rápida e muito imaginativa, e não é difícil relacionar os textos da estreante na literatura com as histórias que muitos vovôs e vovós contam pelas casas, chácaras, sítios e apartamentos pela serra. “Dona Vera é uma narradora fantástica, e agora temos a oportunidade de lermos um pouco das suas lembranças que nos fazem imaginar uma região histórica e tão lageana quanto a Coxilha”, diz o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi. Entre os textos dos relatos de Vera, outro artista da família contribui com a obra. Moacyr Vidal Ramos colore as páginas com reproduções dos seus quadros.

A autora cita que o falecimento do esposo em 2017 também foi um fator para o início do trabalho de compor as memórias e dispô-las em papel. A dedicatória ao amado Narbal Almeida faz ligação com quem faz parte da sua história e para quem gosta da região. “Casamos e fomos morar em Brasília por 30 anos. Tivemos muitas histórias lá também, todas boas de lembrar e contar. Esse livro aconteceu também por causa do Narbal”.

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato por mensagem de whatsapp no número (48) 9 9655-2148 com Denise.



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)