Fundação Cultural apoia trabalho literário de Vera Regina Ramos

Aos 83 anos de idade, Vera Regina Ramos Almeida lança seu primeiro livro com memórias da infância na Coxilha Rica. 

Por Fabrício Furtado da FCL

📷 A escritora Vera Regina Ramos ao lado do superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi. (Foto: FABRÍCIO FURTADO / FCL)

LAGES — Em 10 de setembro de 2021, a escritora Vera Regina Ramos Almeida completará 83 anos de idade. Ela é nascida na Coxilha Rica em uma época que a história de Lages já era extensa e notória no país. Ao saber um pouco do que há em seu primeiro trabalho literário, a escritora conta que nunca teve a ideia de escrever um livro. “Culpa da minha família, dos meus filhos. A cada encontro familiar, era só juntar gente, que alguém dizia para eu escrever um livro. Bom, aí está!”. 


A frase é tão assertiva quanto a memória de Vera. Lembranças de nomes, situações, locais fluem rapidamente ao verbalizar, e, no livro, a viagem a um passado que se assemelha a história dos lageanos só não é completa, pois a voz da artista não está ali. Porém, “Narrativas do Ontem” é uma leitura rápida e muito imaginativa, e não é difícil relacionar os textos da estreante na literatura com as histórias que muitos vovôs e vovós contam pelas casas, chácaras, sítios e apartamentos pela serra. “Dona Vera é uma narradora fantástica, e agora temos a oportunidade de lermos um pouco das suas lembranças que nos fazem imaginar uma região histórica e tão lageana quanto a Coxilha”, diz o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi. Entre os textos dos relatos de Vera, outro artista da família contribui com a obra. Moacyr Vidal Ramos colore as páginas com reproduções dos seus quadros.

A autora cita que o falecimento do esposo em 2017 também foi um fator para o início do trabalho de compor as memórias e dispô-las em papel. A dedicatória ao amado Narbal Almeida faz ligação com quem faz parte da sua história e para quem gosta da região. “Casamos e fomos morar em Brasília por 30 anos. Tivemos muitas histórias lá também, todas boas de lembrar e contar. Esse livro aconteceu também por causa do Narbal”.

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato por mensagem de whatsapp no número (48) 9 9655-2148 com Denise.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog