Exclusive os Cabides une alternativo, psicodélico e lo-fi para crônicas bem-humoradas em disco de estreia

“Roubaram Tudo” é o debut da banda catarinense.
 
Por DANIEL CORRÊA da BUILD UP MEDIA
Petrópolis/RJ

Foto: Divulgação

Expoente do novo rock psicodélico nacional, a banda catarinense Exclusive os Cabides lança seu disco de estreia “Roubaram Tudo”. Unindo música brasileira, alternativo, rock, psicodelia e lo-fi para gerar crônicas de observação sobre crescer, seja como pessoas ou como artistas, o álbum já está disponível nas principais plataformas de streaming.
 
O título do disco e o nome da própria banda vêm de uma notícia de jornal. O familiar de um dos integrantes teve sua loja roubada e aparece no recorte sintetizando o ocorrido: “roubaram tudo, ‘exclusive’ os cabides”. É esta naturalidade para buscar o surreal na realidade que marca o trabalho de estreia do projeto, antecipado pelos singles e clipes “Gato Preto” e “Save The Bees ou Deus Salve As Abelhas”.



 
A banda surgiu exatamente quando o guitarrista e vocalista João Paulo de Ávila Pretto decidiu dar vida a canções que anteriormente guardava para si. Ao compartilhar as composições com o amigo Mafra, que se tornaria o primeiro baterista da banda, ele foi convidado a participar de uma aula de prática em conjunto com o professor Marcio Bicaco, onde se uniu também ao baixista Kelmer Cunha. Foi naquela escola de música que os primeiros sons foram formados no que viria a se tornar o grupo, com a adição de Antônio de Ávila dos Anjos na percussão e vocais. 
 
Com a realização dos primeiros shows, veio a necessidade de um espaço de criação sem restrições. Assim surgiu a Casa do Espanto, home studio montado na residência da avó dos primos João e Antônio. A partir daí, novas demandas sonoras levaram à adição de Eduardo Possa, inicialmente assumindo o posto de baterista e que transicionou para a guitarra com a entrada de Ana Nasário na bateria.
 
As primeiras amostras do som de Exclusive os Cabides foram entregues com os EPs “Para endoidar o cabeção” (2019) e “Demos Roubadas” (2020), explicitando o caráter do it yourself de um trabalho cheio de personalidade, da sonoridade às letras bem humoradas. A narrativa das faixas segue a história da própria banda e ganha novos contornos no álbum completo. João descreve o processo de criação do álbum como “uma descoberta de nós mesmos, como se a banda fosse o próprio adolescente espinhento”.

Com produção musical de Paulo Costa Franco, “Roubaram Tudo” está disponível em todos os serviços de streaming de música.
 
Ficha técnica

Antonio dos Anjos (voz, percussão, guitarra)
Ana Nasario (bateria)
Eduardo Possa (guitarra)
João Paulo Pretto (guitarra, voz)
Kelmer Martins da Cunha (baixo)
Gravado, mixado e masterizado no estúdio Ouié
Produção: Paulo Costa Franco 
Assistente de gravação: Jerónimo Gonzales 
Capa e identidade visual: Lorenzo (lowz)
 
Acompanhe a banda:
https://www.youtube.com/user/TheDeltaSkate
  

Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’