Fogo iniciou no fim da manhã desta terça-feira (10) e ainda não é possível dimensionar a área atingida. Moradores de bairros próximos ao parque estão sendo retirados.

Por LD,
Lages/SC

📷 Corpo de Bombeiros de Santa Catarina / Divulgação

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, desde a manhã desta terça-feira (10). O combate às chamas estão sendo feitas incansavelmente desde por volta das 11h30 e seguem ao longo desta noite. O cheio de fumaça chegou ao longo da noite a bairros da região central de Florianópolis.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Palhoça, que atende a ocorrência, a área fica entre a praia da Pinheira e a BR-101, incluindo vegetação rasteira e também partes mais altas, mas ainda não é possível dimensionar toda a área afetada pela queimada.

O combate às chamas iniciaram já no final da manhã e os Bombeiros têm contato com o apoio no céu através do helicóptero Arcanjo desde o transporte de bombeiros até as áreas de difícil acesso como também no auxílio no combate às chamas com o transporte de água. Durante a noite, o helicóptero Arcanjo deixou a operação já que haveria risco de utilizá-lo no período noturno. Em seu lugar, uma equipe com cerca de 20 bombeiros foram até o local e devem trabalhar no combate às chamas ao longo da noite e da madrugada até o amanhecer desta quarta-feira (11).

O Corpo de Bombeiros também está monitorando a situação na região da Pinheira onde as chamas estão em áreas próximas às residências, mesmo que os focos principais e maiores já tenham sido combatidos. A situação permanece a de alerta e os bombeiros ainda avaliam se os moradores destas áreas próximas ao parque onde o fogo está mais próximo deverão ou não evacuarem a área.